Laboratórios particulares registram aumento de até 70% de procura por testes de Covid-19 em Natal

Cresce procura por testes de Covid-19 nos laboratórios privados de Natal — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

O número de casos confirmados de Covid-19 aumentou significativamente em novembro e dezembro no Rio Grande do Norte. O momento da pandemia ainda requer atenção por parte da população e mantém os órgãos do governo vigilantes para a manutenção da rede de assistência – recentemente, houve a garantia da reabertura de 104 leitos clínicos e críticos para o tratamento da doença. Para as festas de fim de ano, a recomendação é que aglomerações sejam evitadas, mesmo em família, para que não haja o contágio do novo coronavírus. Para poder comemorar o Natal e o Ano Novo com mais segurança, muitas pessoas têm procurado realizar os testes de Covid-19 em laboratórios particulares da capital potiguar.

“A procura do exame RT-PCR, realizado com Swab nasal, registrou um crescimento de 70% em dezembro, comparado com o mês de novembro”, contou Fábia Medeiros, gestora de qualidade do Hemolab, de Natal. “Entre os exames mais procurados para as festas de fim ano está o RT-PCR, que entregamos o resultado com um dia útil. A pesquisa do antígeno leva duas horas de entrega”, completou.

“Percebemos um aumento em relação ao mês passado, em torno de 70% a 75%, e da semana passada para hoje, houve um aumento de 20% a 30% em função das festividades do Natal”, revelou Andrea Fernandes, diretora técnica do DNA Center.

O resultado do exame RT-PCR, considerado o mais preciso para a detecção do vírus, é disponibilizado em até 24 horas. A exigência do teste por parte das operadoras aéreas para viagens também é um dos fatores para esse aumento na procura. “A grande recomendação é que as pessoas não relaxem, utilizem a máscara, mantenham o distanciamento, utilizem álcool, lavem as mãos. O ideal era a pessoa fazer (o Swab) e ficar isolada até a viagem ou a visita ao ente querido, mas isso nem sempre é possível”, lembrou Adriana.

Infectologistas alertam que os exames não são garantia para a realização de encontros com familiares e amigos.

O infectologista Igor Queiroz afirma que “nenhum teste vai mostrar se realmente você tem um salvo-conduto para visitar seus familiares e amigos”.

“Se você faz uma sorologia, ela vai mostrar se você teve ou não uma infecção passada, de 10 ou mais dias para trás. Se você faz o PCR, que é o Swab nasal, ele mostra que naquele momento você não tem o vírus detectável, mas você pode estar com a carga viral ainda em incubação, ou que a carga tenha sido menor, e no dia seguinte ou dois dias depois você vai se tornar mais sintomático e vai estar transmitindo para seus familiares e amigos”, emendou Igor.

O médico reforça que “se você quer ter garantia de que não está doente e que não vai transmitir o vírus para as pessoas próximas, o ideal seria evitar as aglomerações, evitar encontrar pessoas fora do seu convívio do dia a dia, evitar o contato próximo com pessoas de outras famílias, amigos que você não vê com grande frequência, porque aí você vai diminuir, sim, a chance de estar próximo de uma pessoa possivelmente doente, que vai ter o risco de transmissão do novo coronavírus”.

A infectologista Manuella Alves tem a mesma opinião e destaca que as comemorações de Natal e Ano Novo precisam ser diferentes e postergadas para 2021, com a vacinação.

“Infelizmente, esse exame dando negativo não exclui que você não possa estar com Covid naquele momento. Uma das perguntas mais frequentes para os infectologistas é se vale a pena coletar o Swab e fazer a sorologia e ir visitar uma pessoa do grupo de risco. A resposta não é a que a pessoa quer ouvir. Na verdade, a gente ainda deve manter o isolamento, deve proteger, principalmente, o grupo de risco, ainda não fazendo esse contato, caso você esteja circulando. Infelizmente, a maneira mais segura de celebrar o Natal e o Ano Novo é com as pessoas que convivem com você dentro de casa”.

G1/RN