Mão robótica tem músculos feitos com tecnologia à base de água pressurizada. Entenda!

Uma empresa polonesa chamada Automaton Robotics criou uma mão robótica bem parecida com a humana, com direito a músculos posicionados e que respondem à água pressurizada.

A ideia é exibir as capacidades da companhia diante de um cenário de grande crescimento – o uso de robôs para finalidades humanizadas.

Em um vídeo divulgado pela empresa, a mão parece funcionar de forma bastante plena, com força o suficiente para levantar um haltere de aproximadamente sete quilos. Segundo a Automaton Robotics, porém, nem todos os músculos foram instalados.

Segundo a companhia, os movimentos da mão vêm por meio de um sistema de água que responde a pressões de 130 psi – em termos práticos, uma bomba de água normal, dessas que você vê em sistemas hídricos de alguns prédios e condomínios.

A empresa não divulgou do que exatamente são feitos os músculos, mas pelo vídeo, parece ser algum tecido mais fibroso, embora não possamos especular muita coisa.

Em um texto publicado na página mantida pela Automaton Robotics no Patreon, o objetivo é construir robôs universais com infinitas possibilidades,capazes de cozinhar, limpar e conduzir qualquer trabalho.

A Automaton Robotics se mantém exclusivamente por meio de financiamento coletivo. Doações entre US$ 1 e US$ 5 mensais garantem os avanços em diversas partes do projeto.