Menino que nasceu sem os braços sonha em ser jogador de futebol para comprar próteses e mobiliza a web

Pequeno Tiago Miguel começou a treinar em Cubatão, SP — Foto: Arquivo Pessoal/Gislaine Santos Barreto

Tiago Miguel Santos Lima tem apenas 7 anos e mobilizou as redes sociais após uma postagem sobre o desejo de ser jogador de futebol. Morador de Cubatão (SP), ele nasceu sem os dois braços devido a uma má formação. Ele sonha ser jogador para conseguir comprar próteses, e teve a história compartilhada na internet. Isso fez com que ele ganhasse um uniforme e a chance de treinar.

“Ele falou que queria ser jogador de futebol para ganhar muito dinheiro e conseguir a prótese dele”, relembrou a mãe, Gislaine Santos Barreto, de 27 anos, em entrevista ao G1.

Após o desejo ser revelado à mãe, Tiago recebeu uma proposta do dono de um núcleo de esportes do município, já com bolsa para poder treinar. Entretanto, ele precisava de um kit para participar das aulas, mas a família não tinha condições de comprar. Eles decidiram, então, divulgar a história do pequeno nas redes sociais. Em pouco tempo, diversas pessoas se propuseram a ajudar.

Com o kit e a proposta de bolsa, Tiago Miguel começou os treinos na última semana. Para a mãe, que observa a evolução no menino de perto, é motivo de felicidade. Gislaine o acompanha nos treinamentos, que ocorrem terças e quintas-feiras, e comemora essa etapa. Ela ainda conta que o filho sempre se sentiu diferente, e que ver as conquistas dele tem sido muito importante.

“Ele fala que quer a prótese por se sentir diferente. Tem criança que pergunta [sobre os braços], e outras que tiram sarro. O meu maior desejo, e maior felicidade, é ver ele realizando o sonho dele, de ter a prótese”, diz a mãe.

Apesar disso, Gislaine reitera que ele sempre foi muito independente. Mesmo com medo em determinados momentos, ver a evolução do menino a motiva. “Ele sempre foi super independente. Os médicos sempre falaram que ele iria demorar para andar, e ele me surpreendeu. Agora também, para mim, está sendo uma alegria, e ele está se desenvolvendo muito bem”, ressalta.

Solidariedade

José Elan dos Santos Gomes, de 32 anos, proprietário do núcleo esportivo Associação Desportiva Avaliação e Formação (ADAP Esportes), foi o responsável por movimentar as redes sociais para ajudar o pequeno Tiago. Ele conta que conheceu o menino há alguns anos, e sempre teve vontade de ajudá-lo. Entretanto, apenas recentemente teve essa oportunidade.

Gomes perguntou para a mãe sobre os treinos, e ela prontamente aceitou. O problema era a falta de condições para conseguir o kit. Ele, então, teve a ideia de compartilhar nas redes sociais o caso, e centenas de pessoas se mobilizaram, reagindo à postagem e comentando. O menino começou a ganhar kits e iniciou os treinos imediatamente.

Tocado com a história de Tiago, José Elan, que tinha uma reunião marcada com o presidente do Santos Futebol Clube, levou o pequeno para conhecer a Vila Belmiro. Lá, ele conheceu e tirou fotos com Andrés Rueda. Para o proprietário do núcleo, é uma felicidade ajudar e ver a evolução da criança.

“Ele está se adaptando muito bem, e para mim é gratificante, Deus está abrindo as portas. A felicidade é enorme, a gente está ajudando uma criança que pode ter um futuro brilhante pela frente”, conclui.

G1/Santos