Momento em que a PF abre malas e encontra droga escondida em jatinho no aeroporto de Fortaleza

Polícia abre malas e encontra droga escondida em jatinho no aeroporto de Fortaleza — Foto: PF/Reprodução

O comandante turco do jatinho onde havia mais de uma tonelada de cocaína escondida sabia da presença dos entorpecentes na aeronave, conforme indícios apontados na investigação da Polícia Federal

O piloto, quem tem 48 anos, e um passageiro espanhol foram presos nesta quarta-feira (4) após buscas das autoridades no Aeroporto Internacional de Fortaleza — Pinto Martins.

O delegado da PF no Ceará, Alan Robson, comentou sobre o trabalho de investigação do órgão federal. “O que foi coletado no local com as entrevistas, os documentos, a investigação, aponta que o comandante tem domínio que ali era transportada droga. Os indícios, as suspeitas, apontam claramente o domínio daquela tentativa de tráfico internacional que foi cessada nesta manhã”, revelou o delegado.

Alan Robson informou também que empresas envolvidas que atuam no apoio [dos aeroportos] e os três tripulantes também são ouvidos — estes como testemunhas do caso. Ainda não há indícios que a tripulação estava envolvida no crime.

Mais de uma tonelada em jatinho

Conforme a Polícia Federal, a quantidade de 1.304 quilos de cocaína foi apreendida após uma investigação do órgão. A droga foi flagrada em uma aeronave de nacionalidade turca que decolou de Ribeirão Preto (SP) e tinha como destino Bruxelas, na Bélgica. Passageiros e tripulação tiveram de passar pela capital cearense para os trâmites de imigração.

O delegado Alan Robson disse que a ação na aeronave foi resultado de investigação. Segundo ele, o passageiro deu respostas evasivas aos policiais durante a abordagem. “Foram confirmadas as investigações iniciais da Polícia Federal. Eles disseram que foram fazer turismo em Guarulhos, foi quando a gente suspeitou. Na sequência passaram à abertura das malas, subimos na aeronave e ordenamos o desligamento dos motores”, disse.

Mais de uma tonelada de cocaína foi apreendida em jatinho no Aeroporto de Fortaleza
Mais de uma tonelada de cocaína foi apreendida em jatinho no Aeroporto de Fortaleza.

Em um vídeo gravado por policiais, um agente abre uma das malas no interior do jatinho, rasga as embalagens e faz um teste que comprova que o conteúdo é cocaína. “Abra essa mala, estou mandando”, diz o policial.

Em seguida, ele questiona: “você sabe do que se trata isso?”, em inglês, ao comandante da aeronave. O comandante responde que não sabe o que é o conteúdo.

A droga estava acondicionada em 24 malas pertencentes a um passageiro espanhol. Havia 50 tabletes de droga em cada mala, com um total de 1.200 tabletes de cocaína. Foram apreendidos a aeronave, celulares e documentos. As investigações continuam com a análise desse material.