Mossoró: Gestão Allyson Bezerra constrói quadras de esportes modernas e áreas de lazer no bairro Santa Delmira

Prefeitura ouviu chamou comunidade para definir projeto e ouviu reivindicações antigas (Foto: Wilson Moreno/PMM)

As obras de construção das quadras de esportes do bairro Santa Delmira seguem em ritmo acelerado. A comunidade será beneficiada pela Prefeitura de Mossoró com quadras de basquete, campo de futebol e áreas de lazer em um complexo esportivo que atenderá toda a família. A construção atende antigas reivindicações dos moradores, que há mais de 20 anos aguardavam por melhorias na área esportiva da comunidade.

Santa Delmira terá praça com complexo esportivo e área de lazer (Foto: Wilson Moreno/PMM)

O projeto inovador de 8 mil m² quadrados de área construída prevê construção de duas quadras transversais num único espaço, ou seja, multiuso, possibilitando a prática do basquete olímpico e tradicional. Um campo de futebol, passeio para caminhada, área infantil e academia da terceira idade também serão construídos no local.

As obras foram iniciadas na segunda quinzena de fevereiro deste ano pela Prefeitura Municipal de Mossoró, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB). A iniciativa atende aos anseios dos moradores da comunidade e os integrantes da Associação Atlética Santa Delmira (SADE), que é uma entidade que desenvolve projeto social com crianças, jovens e adultos a partir do basquete desde 1989. Até o início da pandemia, a associação contava com cerca de 120 atletas, a partir dos 6 anos de idade nas equipes masculinas e uma feminina.

“Fazia 20 anos que não existia nenhuma reforma na quadra e, paralelamente, o projeto nunca parou. Desde 2018 começamos campanhas em massa cobrando ao Poder Público e aí conseguimos. Esse ano, quando a nova gestão assumiu a Secretaria de Esportes nos convidou para discutir o projeto, ouvir a associação e a gente conseguiu modificar o projeto da quadra de basquete. A Secretaria de Esportes trouxe essa novidade e a associação acatou, gostou muito do projeto. De fato, é um projeto muito inovador. Serão duas quadras transvessais com quatro tabelas, duas arquibancadas, todo no alambrado, uma estrutura de primeiro mundo. Para um projeto que desde 1989 presta um serviço a população mossoroense”, afirmou o presidente da SADE, Lucas Negreiros.

Prefeitura ouviu chamou comunidade para definir projeto e ouviu reivindicações antigas (Foto: Wilson Moreno/PMM)
A obra da Praça Clistenis Juny de S. Alves está orçada em aproximadamente R$ 1,3 milhão. O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, visitou o canteiro de obras na tarde desta sexta-feira (12) e destacou que as quadras e demais áreas que estão sendo construídas beneficiarão as crianças, jovens e adultos que há muito tempo aguardavam por investimentos na área esportiva do bairro.

“Uma turma jovem, uma turma de crianças, adolescentes e jovens que há muito tempo, há muitos anos esperavam pela construção dessa praça. Será uma praça com quadras poliesportivas, é um modelo inovador que estamos construindo aqui, inclusive, teve a participação da equipe da SADE nesse projeto. Eles participaram também na elaboração do projeto. Conseguimos fazer isso com tempo recorde para mudar o projeto e já iniciar a obra. Agora, estamos aqui vendo, de fato, a obra ser iniciada, os trabalhos aqui acontecendo”, disse o prefeito.

A previsão é que os trabalhos de construção sejam concluídos em quatro meses. O modelo integrado de praça com quadras poliesportivas e áreas para toda família deve ser levado pela prefeitura para outros bairros de Mossoró.

“Campo de futebol, passeio para caminhada, 8 mil metros quadrados de construção, uma quadra de basquete inovadora, uma coisa que nem existe no Brasil ainda, a turma do basquete está empolgadíssima. Tem área dos equipamentos da terceira idade, tem a área de brinquedos para crianças, enfim uma praça completa, feita discutindo com a população. Aqui a turma opinou até na altura do alambrado, opinou nas arquibancadas. A praça tem que atender todo mundo. Ela tem que atender o cidadão idoso, ela tem que atender a criança, ela tem que atender o jovem, ela tem que ter o espaço esportivo, de caminhada, de convivência e de lazer. Todas elas ficarão nesse padrão”, explicou o secretário de Infraestrutura, Brenno Queiroga.