Motoristas de aplicativos protestam em Natal e pedem reajuste de valores pagos pelas plataformas

Motoristas de aplicativo protestam em Natal. — Foto: Ronaldo Brandão

Motoristas de aplicativos fizeram protesto entre o final da manhã e o início da tarde desta quarta-feira (17) e pediram aumento das taxas recebidas pelas corridas, em Natal. De acordo com eles, os descontos chegam a ultrapassar 40%, segundo eles.

Os manifestantes fizeram uma concentração ao lado da Arena das Dunas, em Natal, e causaram congestionamento na marginal da BR-101, na Zona Sul da capital, durante uma carreata.

“As tarifas estão defasadas há muito tempo”, afirmou Ronaldo Brandão, que trabalha como motorista de aplicativo há pouco mais de um ano.

Motoristas de aplicativo fazem concentração para protesto em Natal — Foto: Ronaldo Brandão
Motoristas de aplicativo fazem concentração para protesto em Natal — Foto: Ronaldo

O motorista Gilvan Sarinho afirma que os trabalhadores querem que as plataformas diminuam os descontos feitos nas corridas, aumentando a margem dos motoristas.

De acordo com ele, o grupo quer que a Câmara Municipal faça uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o assunto, como aprovado pelo legislativo da capital de São Paulo.

De acordo com os motoristas, o valor pago por minuto e quilômetro rodado está defasado há seis anos, mesmo com o aumento das tarifas pagas pelos consumidores. Eles também pedem o fim de descontos promocionais que, segundo eles, recaem sobre a margem dos motoristas e não das empresas.

Por fim, os motoristas também afirmaram que querem que as empresas garantam o direito de defesa antes de bloquearem ou excluírem um motorista das plataformas.

G1/RN