Na Rádio Caicó, governadora Fátima Bezerra presta contas do trabalho de enfrentamento à Covid-19

No Hospital Regional do Seridó, a governadora informou que foram abertos 40 novos leitos hospitalares — Foto: Elisa Elsie

A governadora do Rio Grande do Norte foi convidada pelo deputado Vivaldo Costa para participar neste sábado, dia 13, do Programa Mesa Redonda da Rádio Caicó AM e prestou contas do governo ao povo potiguar. Fátima Bezerra começou a entrevista informando que o Governo do Estado conseguiu antecipar o pagamento dos servidores referente ao mês de junho que está sendo pago na data de hoje. “Serão injetados R$ 240 milhões na economia do Estado”, declarou inicialmente.

Perguntada pelo jornalista Ismael Medeiros sobre as medidas adotadas para conter o avanço da Covid-19, Fátima Bezerra falou que o Governo do Estado conseguiu abrir 387 leitos hospitalares no RN, entre os quais, 40 desses estão no Hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes, sendo 13 clínicos e 27 de UTI; além da instalação do tomógrafo, depois de quatro anos de espera e que o Estado foi um dos primeiros a adotar o isolamento social e a suspender as aulas. A governadora contou também que montou um Comitê Cientifico com grandes profissionais e antes de tomar qualquer decisão têm ouvido primeiramente os especialistas.

Profissionais foram convocados para enfrentar pandemia

Para a atuação na linha de frente, convocou mais de 3 mil profissionais, sendo eles, concursados, temporários e aprovados em processo seletivo. Recentemente em parceria com os municípios implantou o Pacto pela Vida para o cumprimento e fiscalização das regras dos decretos estaduais. A respeito do aumento no número de casos confirmados da Covid-19 registrados ultimamente, a governadora atribuiu o crescimento, entre outros motivos, as grandes filas de pessoas para receber o auxílio emergencial nos bancos e criticou o Governo Federal pelas aglomerações.

Retomada da economia

Com relação ao Plano de Retomada Gradual da Atividade Econômica do RN, Fátima Bezerra relatou que precisará de embasamento técnico científico, através de protocolos de biossegurança muito consistentes. “Só poderá acontecer num contexto de muita segurança. De igual forma, a retomada gradual das atividades religiosas e sociais”, enfatizou. Neste sentindo, nesta sexta-feira, dia 12, o Governo do Estado firmou uma parceria com a FECOMÉRCIO para a oferta de cursos online gratuitos.