Natal começa vacinação de idosos com 74 anos ou mais e retoma imunização de profissionais de saúde; veja locais

Fila para vacinação de idosos e profissionais de saúde no Via Direta, em Natal. — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

A vacinação atraiu muitas pessoas ao shopping Via Direta no início da manhã, com formação de longas filas. A secretária adjunta de Saúde, Rayane Araújo, afirmou que os grupos podem procurar atendimento ao longo de todo o dia.

“A gente observa que a procura é justamente nas primeiras horas da manhã, mas eles podem vir ao longo de todo o dia, porque quando a prefeitura abre a vacinação para o grupo, é porque tem vacinação para

De acordo com o Ministério da Saúde, Natal tem 35 mil profissionais da saúde que deveriam ter sido contemplados no primeiro momento da vacinação, porém, o quantitativo de doses recebidas foi suficiente para vacinar apenas 23 mil desses profissionais.

Os profissionais de saúde só poderão ser vacinados nos pontos drive-thru (veja locais abaixo) e os idosos podem ser vacinados, além dos pontos de drive-thru, também em 29 salas de vacinação espalhadas pela cidade.

Vacinação em drive-thru no shopping Via Direta, em Natal. — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi
Vacinação em drive-thru no shopping Via Direta, em Natal. — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

Locais e horários

O três pontos drive thru disponíveis são: Via Direta, Palácio dos Esportes e Nélio Dias. Eles continuam funcionando no horário das 8h às 16h. Os profissionais da saúde só poderão se vacinar nele, que está aberto também para os idosos. Via Direta e Nélio Dias contam com sala para pedestres.

As 29 salas de vacinação disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município seguem funcionando de segunda a sexta-feira das 8h às 12h30 e das 13h30 às 15h.

  • Distrito Sanitário Norte I – UBS Pajuçara, UBS Nova Natal, UBS Redinha e UBS Nordelândia; USF Gramoré e USF Parque das Dunas.
  • Distrito Sanitário Norte II – UBS Vale Dourado, UBS Panatis, UBS Nova Aliança, UBS Soledade II; USF Jardim Progresso e USF Santarém.
  • Distrito Sanitário Leste – UBS São João, UBS Brasília Teimosa, UBS Rocas, UBS Alecrim, Unidade Mista de Mãe Luiza e UBS Lagoa Seca.
  • Distrito Sanitário Oeste – UBS Nazaré, UBS Felipe Camarão II, UBS Cidade Nova , UBS Bairro Nordeste; USF Quintas e USF Monte Líbano.
  • Distrito Sanitário Sul – UBS Candelária, UBS Rosângela Lima, UBS Nova Descoberta, UBS Cidade Satélite e UBS Pitimbu.

Profissionais da saúde

Para receber a vacina, o profissional da saúde precisa apresentar escala de trabalho ou vínculo empregatício, cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e ainda carteira do Conselho de Classe. A SMS Natal diz que também é necessário que o profissional leve impresso o Formulário de Vacinação que encontra-se disponível no site da Prefeitura do Natal.

Pessoas em situação de rua e segunda dose

Seguindo recomendação do Ministério da Saúde em relação aos grupos prioritários, a prefeitura de Natal também informou que fará a aplicação de doses na população de rua. Segundo a prefeitura, equipes do Consultório de Rua, da SMS Natal em parceria com a Semtas, farão aplicação da vacinação nesse público.

A SMS reforçou também que as pessoas que já estão aptas a receber a segunda dose do imunizante devem se dirigir a um dos pontos de vacinação, levando os documentos obrigatórios, como cartão de vacinação, comprovante de residência de Natal e documento com foto.

G1/RN