Novembro Azul: Vivaldo Costa sugere criação de Programa de Prevenção, Tratamento e Combate ao Câncer de Próstata

Deputado estadual Vivaldo Costa. Foto: Divulgação

O deputado Vivaldo Costa (PSD) durante sessão ordinária, nesta quinta-feira (4), comentou sobre a necessidade da criação de um Programa de Prevenção, Tratamento e Combate ao Câncer de Próstata. O assunto foi debatido e o pedido deverá ser encaminhado à governadora Fátima Bezerra (PT) e ao Secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia. O parlamentar lembrou que o mês de novembro é dedicado à luta de enfrentamento ao câncer de próstata.

A ideia de Vivaldo é que tanto o exame de toque, e os exames complementares para detecção da doença, sejam garantidos aos homens com cinquenta anos ou mais, sem dificuldades. A proposta de Vivaldo Costa determina ainda a assistência às pessoas que têm esse tipo de câncer, com amparo médico, psicológico e social; e a promoção de debate sobre a doença com entidades especializadas no assunto.

“Quando o câncer é descoberto precocemente tem cura. A proposta é desenvolver ações fundamentais na prevenção e detecção contínua do câncer de próstata. Onde o médico seja treinado para fazer o toque retal e os pacientes com mais de cinquenta anos tenham direito a, pelo menos, uma vez por ano a fazer o exame de PSA, sem nenhuma dificuldade.

De acordo com estatísticas americanas, um em cada seis homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida. No entanto, somente um homem em cada 35 morrerá da doença.