Novo nome do Mercado Público das Quintas homenageia antigo comerciante local

Prefeito Álvaro Dias inaugura placa em homenagem a Petrônio Medeiros.-Foto: Joana Lima / Secom

Um dos mercados públicos mais tradicionais da cidade obteve sua nomenclatura renovada pela Câmara Municipal de Natal e sancionada pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, através da Lei 7.191 de 31 de agosto de 2021. Na manhã desta segunda-feira (6), ao som da banda Filarmônica e do núcleo musical da Ferreira Itajubá, um ato solene oficializou a mudança do nome do Mercado das Quintas para “Mercado Público Petrônio Medeiros”, em alusão ao aniversário de 304 anos do bairro.

A mudança do nome foi um pleito atendido pelo vereador da Câmara Municipal de Natal, Hermes Câmara, que por sua vez, foi aprovado em plenário para homenagear o seridoense Petrônio Medeiros, um dos moradores mais conhecidos do bairro por se destacar no empreendedorismo e pela representatividade que exerceu durante os anos. 

Para o prefeito de Natal, o bairro das Quintas é um dos mais importantes da cidade. E como forma de celebrar os 304 anos de existência, homenagear um seridoense que realizou grandes feitos para a comunidade é de grande valia. “É com muito orgulho que hoje estamos aqui comemorando mais um ano do bairro das Quintas. Estamos sempre buscando melhorias para nossa cidade seja investindo em saúde, educação, segurança e infraestrutura urbana. Estamos oficializando a nova denominação do Mercado Público para esse grande e saudoso seridoense que foi Petrônio Medeiros. Fica aqui a minha admiração pelo bairro e por esta grande figura que fez muito pelo bairro das Quintas e que merece esta homenagem”, afirmou Álvaro Dias em seu discurso.

Uma placa com o novo nome foi afixada na entrada do Mercado e deixou o comerciante Inailson Medeiros, um dos treze filhos de Petrônio Medeiros,  emocionado com a homenagem. “Hoje é um dia muito especial não só pra mim, mas para todos que puderam conviver com meu pai. Esta homenagem é merecida e nos enche de orgulho, Nós viemos do seridó há cerca de 56 anos e construímos parte da nossa história aqui, nesse bairro tão querido por todos. Agradeço a todos por esta solenidade em homenagem ao bairro e ao meu pai ”, disse.

O líder comunitário, Naelson Borja, agradeceu em nome dos moradores a homenagem ao bairro. “Todos que moram, nasceram ou construíram suas trajetórias nas Quintas estão felizes por celebrar os 304 anos deste bairro tão especial para todos nós”, afirmou. 


Estiveram presentes o Secretário de Serviços Urbanos do Município, Irapoã Nóbrega, os  vereadores Hermes Câmara, Preto Aquino, moradores e lideranças do bairro.