‘Nunca tivemos tanta força’, diz Putin em estádio lotado em Moscou; veja

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, justificou a invasão da Ucrânia diante de um estádio de futebol lotado nesta sexta-feira, 18. Foto: Via Reuters

Shows de cantores pop, músicas nacionalistas, bandeiras, telões e efeitos especiais. Esse foi o cenário no qual o presidente da RússiaVladimir Putin, discursou para cerca de cem mil pessoas no estádio Luzhniki, em Moscou, nesta sexta-feira (18).

Em meio à guerra da Ucrânia, o líder russo fez um discurso recheado de tons nacionalistas e afirmou que seu país nunca teve “tanta força” como agora.

Segundo relatos coletados por jornalistas no local, o governo mobilizou trabalhadores ligados ao Estado para participar do evento, que era oficialmente dedicado ao oitavo aniversário da anexação da Crimeia pela Rússia, mas foi, de fato, um comício de apoio à invasão da Ucrânia.

Alguns participantes disseram que foram levados de ônibus para o estádio.

Ovacionado por apoiadores, Putin enalteceu ainda as tropas russas que estão na Ucrânia e parabenizou soldados que estão lutando no front. Para justificar o que chamou de “operação militar” no país vizinho, o líder russo alegou que está salvando os ucranianos de forças neonazistas e “evitando um genocídio” por lá.

G1