Oito bares são autuados por aglomerações e descumprimento de toque de recolher em Natal

Segundo município parte dos bares passaram do horário permitido para funcionamento e outros tinham aglomerações, em Natal. — Foto: Divulgação

Fiscais da prefeitura de Natal autuaram oito bares por descumprimento de medidas contra Covid-19 no último fim de semana.

Segundo o supervisor de fiscalização da Semurb, Felipe de Oliveira, 11 bares foram vistoriados na noite de sábado (5) nos bairros Potengi, Nossa Senhora da Apresentação, Pajuçara e Lagoa Azul, na zona Norte.

Oito deles receberam auto de infração ambiental por estarem funcionando além do horário permitido, após às 23h, com música ao vivo. Pelo decreto atual, os bares podem receber clientes até às 22h, com uma hora de tolerância para encerrar as atividades.

“Além de ultrapassar o horário, os estabelecimentos estavam fazendo uso da via pública com mesas e cadeiras e muita aglomeração. Todos os oito bares receberam a lavratura com multas e tiveram suas atividades encerradas. O que mais observamos nesses barzinhos foram inúmeras pessoas sem máscaras, na maior tranquilidade como se não existisse pandemia. Flagramos até alguns donos e garçons atendendo sem máscara”, afirmou Felipe Oliveira.

Outras notificações

No período da manhã e tarde de sábado (5), na Orla de Ponta Negra, foram expedidas sete notificações e três autos de infração, por descumprimento de regras de ordenamento da praia.

Felipe ressalta que a instalação de mesas e guarda-sóis na faixa de areia, principalmente na parte dos banhistas, é proibida por decreto municipal.

No domingo (6), após uma denúncia de uso excessivo de número de guarda-sóis em Ponta Negra, a fiscalização da Semurb constatou a quantidade elevada de equipamentos e também lavrou dois autos de infração a quiosqueiros/locadores.

A quantidade máxima permitida por locador é de oito guarda-sóis instalados, porém um dos alvos da denúncia estava com 17 espalhados na praia, e o outro, com 11.

Denúncias

Nos fins de semana e feriados, caso a população presencie alguma cena de aglomeração ou outra situação que viole as regras, basta realizar denúncia, que pode ser anônima, pelo canal 24h do Ciosp, no número 190, e também no disque denúncia da Polícia Civil no 181.

Já de segunda a sexta-feira as denúncias podem ser feitas das 8h às 16h, pelo telefone da Ouvidoria da Semurb no (84) 3616-9829 ou e-mail [email protected].

G1RN