Operação conjunta realiza em Macau uma das maiores apreensões de cigarros contrabandeados do RN

Foto/Fim da Linha

Uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público Estadual (GAECO/MPE) e a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, ocorrida no final da noite deste sábado 14 de novembro de 2020, resultou em uma das maiores apreensões de cigarros contrabandeados do estado. Foram aproximadamente um milhão de maços de cigarros de origem estrangeira, que eram transportados em duas embarcações e cinco veículos em praia da cidade de Macau no Litoral Potiguar.

Equipes das instituições realizavam ações voltadas ao combate à criminalidade naquela região, quando observaram uma estranha movimentação de veículos e pessoas em um porto salineiro. Ao chegarem no local, se depararam com uma carga de cigarros contrabandeados, estimada em um milhão de maços de cigarros de procedência estrangeira, configurando o crime de contrabando.

Os policiais constataram uma grande estrutura logística, utilizada para desembarque e transporte da carga, composta por uma carreta, dois caminhões, dois veículos de passeio e duas embarcações. Com a chegada do aparato policial no local, ficou evidente que os envolvidos perceberam a aproximação e fugiram para o mangue e área de mata fechada, deixando inclusive o barco e um dos caminhões com os motores ligados.

A maior das embarcações tinha dimensões e autonomia suficientes para acomodar vários tripulantes e navegar por vários dias em alto mar, possuindo dois porões com capacidade para acomodar 250.000 maços de cigarros em cada, além de câmaras frigoríficas, quatro cabines para a tripulação, entre outros ambientes. Estima-se que o prejuízo da organização criminosa pode chegar a 6,6 milhões de reais, considerando a perda do cigarro, veículos e embarcações. Os veículos foram lacrados e a contagem definitiva da quantidade de cigarros será finalizada somente após a entrega dos materiais à Receita Federal em Natal/RN.

Fim da Linha