Operação da PF contra organização suspeita de roubos a bancos e lavagem de dinheiro cumpre mandados em Jucurutu e mais quatro estados

Operação da PF cumpre mandados no RN e mais quatro estados nesta quinta-feira (18). — Foto: Divulgação

Uma operação deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com a Receita Federal na manhã desta quarta-feira (18) cumpre mandados contra uma suposta organização criminosa suspeita de roubos a bancos, e lavagem de dinheiro.

Ao todo, 18 mandados são cumpridos dentro da Operação Penumbra no Rio Grande do Norte e mais quatro estados, nas cidades de Jucurutu (RN), Patos (PB), Chapadão do Sul (MS), Águas Lindas (GO) e Rio de Janeiro (RJ).

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas (UJUDOCrim) do Rio Grande do Norte. Também são previstas medidas de sequestro de contas e bens.

Segundo a PF, durante a investigação, também foram levantadas informações sobre esquemas de agiotagem, bem como lavagem de dinheiro oriundo do crime. A Receita Federal realizou uma análise fiscal dos envolvidos.

Os levantamentos comprovaram, ainda segundo a PF, a utilização de laranjas e a suspeita de que empresas de fachada podem ter sido criadas no últimos anos para movimentar a quantia arrecadada pelo grupo criminoso.

Também foi apurado a existência de associação entre os investigados, o que configura conduta de organização criminosa, com estrutura hierárquica e divisão de tarefas.

O nome da operação remete, segundo a polícia, ao fato de que os alvos “agiam na sombra”, em nome de laranjas e criando empresas de fachada. (G1RN)