A Polícia Federal prendeu três pessoas no decorrer das investigações sobre a fuga dos dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró. As prisões aconteceram na quarta-feira (21), mas as informações só foram confirmadas pela Polícia Federal nessa quinta-feira (22). A reportagem da TV Tropical ainda teve acesso a detalhes da ação.
De acordo com as informações obtidas pela repórter Roberta Trindade, um dos presos é Jânio Gleidson Carneiro Sousa. Ele foi preso em Mossoró, na região conhecida como Macarrão. O homem seria funcionário da empresa que presta serviço no presídio e pode estar diretamente envolvido na fuga.
Um carro foi apreendido na ação. O veículo teria sido deixado por Jânio no local. A moradora do imóvel relatou que teria permitido que o carro fosse estacionado ali, mas que não sabia do que se tratava, pois quando chegou já estava por lá. “Depois que a polícia foi embora, eu disse: ‘Minha filha, se eu soubesse que esse carro ia dar esse moído, eu não teria aceitado ele deixar aqui'”, disse à reportagem da TV Tropical.
No mesmo dia da prisão, um cerco policial foi montado na cidade de Baraúna. A ação pode ter sido uma estratégia para tirar o foco da ação em Mossoró.
As outras duas prisões foram em flagrantes. Em uma das residências alvo das buscas, em Aquiraz/CE, havia drogas, o que ensejou em uma prisão em flagrante. Na mesma cidade, outra prisão foi efetuada em virtude de mandado aberto. No entanto, os casos não foram detalhados. De acordo com a PF, além do veículo, telefones celulares que também teriam sido utilizados no auxílio aos criminosos também foram apreendidos.
Além do inquérito policial, a cargo da PF, permanece em andamento a operação de recaptura, integrada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, representada pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Ainda há o reforço da Força Nacional de Segurança Pública, além de policiais dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Goiás.
Portal da Tropical