Perseverance produz oxigênio em Marte pela primeira vez

Nasa anunciou nesta quarta-feira (21) que o robô Perseverance conseguiu pela primeira vez extrair oxigênio da atmosfera de Marte usando um instrumento chamado Moxie.

Embora a produção inicial seja modesta, o feito abre as portas para que missões futuras sejam capazes de produzir localmente o oxigênio necessário tanto para sustentar a vida de astronautas quanto para alimentar foguetes usados para o retorno à Terra.

Assim como o helicóptero Ingenuity, o Moxie (sigla para “Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment”, algo como “Experimento para utilização de recursos locais de oxigênio em Marte”) é uma “investigação tecnológica”, patrocinada pela Space Technology Mission Directorate (STMD, Diretoria de Missões para Tecnologias Espaciais) e Human Exploration and Operations Mission Directorate (HEOMD, Diretoria de Missões para Exploração Humana e Operações).

“Este é um primeiro passo crítico na conversão de dióxido de carbono em oxigênio em Marte”, disse Jim Reuter, administrador adjunto do STMD. “O Moxie tem mais trabalho a fazer, mas os resultados desta demonstração de tecnologia são promissores à medida que avançamos em direção ao nosso objetivo de um dia ver humanos em Marte”, disse.

Fonte: Nasa