PF cumpre mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Norte e em cidades do Ceará contra crimes ambientais

Foto: ilustrativa PF

A Polícia Federal cumpre, nesta sexta-feira (26), oito mandados de busca e apreensão contra a exploração minerária ilegal de pedra britada, piçarra e areia em obras de construção de parques eólicos no Ceará. Segundo a PF, os mandados, expedidos pela 15ª Vara da Justiça Federal de Limoeiro do Norte, são cumpridos em Fortaleza, Aracati e no Rio Grande do Norte.

De acordo com a polícia, a investigação, utilizando-se de ferramentas avançadas de geointeligência e de investigações de campo, identificou empresas de pequeno e grande porte, em sete áreas nas quais houve exploração mineral indevida nos anos de 2014 a 2019. Os policiais confirmaram exploração mineral nos polígonos indicados em processos da Agência Nacional de Mineração(ANM) sem que houvesse autorização para exploração minerária das áreas.

Extração em áreas degradadas
Além da usurpação de minérios, que são matéria-prima patrimônio da União, os agentes verificaram que as áreas onde houve a extração ilegal estavam degradadas, com a retirada da vegetação e da camada superficial do solo, rica em matéria orgânica, inviabilizando a recuperação natural do ambiente.

Identificou-se também, conforme a Polícia Federal que, os locais de extração mineral estavam situados nas proximidades de obras de construção de parques eólicos e as investigações confirmaram que esse era o destino da maior parte da matéria prima usurpada. As empresas de grande porte sob suspeita foram contratadas para as obras estruturantes dos parques eólicos construídos nas imediações das áreas exploradas.

As investigações de busca e apreensão realizadas nesta data têm por objetivo identificar todos os envolvidos e mensurar o prejuízo causado à União e ao meio ambiente. A operação Anemoi é realizada de forma simultânea com a Operação Siroco, desencadeada também nesta sexta-feira pela Superintendência da PF no Rio Grande do Norte, que investiga fatos similares praticados pelos mesmos suspeitos.

A palavra Anemoi significa ventos, em referência ao destino da maior parte dos minérios, qual seja, a construção de parques eólicos no Estado do Ceará.

G1/CE