Polícia Civil e Polícia Federal deflagram operação para combater exploração sexual de crianças e adolescentes no RN

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte  em conjunto com a Polícia Federal deflagraram nas primeiras horas desta sexta-feira (07), a “Operação Self- Exposed”, que visa o combate de crimes de estupro virtual, aliciamento de crianças, compartilhamento de conteúdo pornográfico infantil e induzimento à automutilação. Um mandado de busca e apreensão e um mandado de internação provisória foram cumpridos na Zona Oeste de Natal, e um adolescente, de 14 anos, apontado como administrador de uma rede de aliciamento foi apreendido.

De acordo com a polícia, as investigações começaram em maio deste ano na Delegacia Especializada na Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Natal, após adolescentes, residentes em Natal e Parnamirim, terem sido vítimas de atos virtuais de extrema violência. Segundo as investigações, os aliciadores, através de plataformas e redes sociais que oferecem serviços de mensagem de texto, voz e chamadas de vídeo, chantageavam as vítimas e as obrigavam a se tornarem escravas sexuais, sendo compelidas a enviar fotos íntimas e promover automutilação pelo corpo. 

Até o momento, algumas vítimas já foram identificadas no estado do Rio Grande do Norte, mas as investigações seguem em curso para identificar mais de quarenta vítimas. O adolescente apreendido confessou as condutas. 

A operação foi realizada pela Polícia Civil, pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) da Superintendência da Polícia Federal do Estado do Rio Grande do Norte e pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP).

O nome da operação “Self-Exposed” faz alusão ao fato de que os criminosos costumam expor as vítimas em redes clandestinas.

Portal da Tropical