Polícia Civil intensifica combate à receptação de celulares em Natal

Foto: José Aldenir/Agora RN

Policiais civis da 4ª Delegacia de Polícia (DP) de Natal, localizada no bairro de Mãe Luíza, zona leste, estão dando continuidade a uma operação, iniciada no mês de agosto de 2021, visando concluir investigações relativas à prática de crimes de furtos e roubos de aparelhos celulares. Até o momento, mais de 30 aparelhos foram recuperados pela equipe.

A operação tem realizado oitivas com as vítimas e testemunhas, a partir dos Inquéritos Policiais (I.P.s) instaurados e Termos Circunstanciados de Ocorrências (T.C.O.s). Em alguns casos, os policiais recuperam os aparelhos, sobretudo, na ocasião de compra por terceiros, que são interrogados e respondem pela suspeita da prática do crime de receptação: qualificada ou culposa, a depender do caso.

Ainda de acordo com os policiais integrantes da operação, alguns dos aparelhos recuperados possuem valores significativos e são, normalmente, adquiridos por meio do mercado informal, por um valor reduzido. A equipe recomenda que os consumidores sejam cautelosos durante a compra de aparelhos via internet, exigindo a nota fiscal do produto, buscando comprovar a regularidade do item adquirido.

Além disso, a Polícia Civil ressalta a importância de incluir o IMEI dos equipamentos, constante no documento fiscal, no momento da confecção do Boletim de Ocorrência (B.O.) do furto/roubo. A Instituição solicita que a população continue enviando informações de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS