Polícia faz mega operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro com 75 mandados de prisão em 16 estados

Homem preso nessa quinta-feira (17) durante cumprimento da Operação Smurfing em Pernambuco — Foto: Reprodução/Polícia Civil

A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou, nessa quinta-feira (17), uma operação conjunta com 75 mandados de prisão e 45 de busca e apreensão domiciliar, sequestro de bens e bloqueio de ativos para 16 estados (veja vídeo acima). Segundo a corporação, a Justiça decretou o bloqueio de R$ 1,8 bilhão de ativos e bens, entre eles uma aeronave.

Desde o início da investigação, foram 104 mandados de prisão. Os alvos são suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em uma organização criminosa com atuação nacional. Durante os cumprimentos de mandados, foram apreendidas armas, documentos e outros bens.

Além de Pernambuco, os mandados foram emitidos para Rio Grande do Norte, Amazonas, Piauí, Maranhão, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do SulGoiásParaná, Alagoas, São PauloAcre, Minas Gerais e Bahia (confira lista de cidades ao fim da reportagem).

Armas e munições apreendidas durante a Operação Smurfing em Mato Grosso — Foto: PCPE/Divulgação
Armas e munições apreendidas durante a Operação Smurfing em Mato Grosso — Foto: PCPE/Divulgação

Denominada Smurfing, a operação partiu de uma investigação que era realizada a partir de uma organização criminosa de Ipojuca, no Grande Recife, desde novembro de 2018.

Segundo a Polícia Civil, foram identificados “braços” financeiros e operacionais da organização criminosa em vários locais do país. A corporação definiu essa como a “maior e mais abrangente operação de repressão qualificada de sua história” .

A partir da investigação em Ipojuca, os policiais acompanharam o caminho do dinheiro obtido através do tráfico, passando pelos operadores financeiros e empresas utilizadas por uma organização criminosa para lavagem de dinheiro.

As apurações, ainda de acordo com a corporação, revelaram uma relação dos envolvidos com investigados na Bolívia, sobretudo alvos residentes na região de fronteira. As informações indicaram que a região é, provavelmente, uma das rotas pelas quais drogas ilícitas com origem boliviana entram no país.

Smurfing é uma tipificação de lavagem de dinheiro, que consiste no fracionamento de uma grande quantia em pequenos valores, de modo a escapar do controle administrativo, camuflando assim transferências e operações financeiras.

Todos os mandados foram emitidos pela Vara Criminal de Ipojuca, no Grande Recife. Em Mato Grosso, foram 30 mandados de prisão cumpridos e uma pista clandestina de pouso foi identificada em uma fazenda em Comodoro, onde também foram apreendidas armas de fogo e munições.

A Polícia Civil de Pernambuco apontou que, além das polícias estaduais, a operação é realizada em parceria com a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Outros detalhes devem ser divulgados em “momento oportuno”, segundo a corporação.

G1RN