Potiguar de apenas 11 anos já é destaque internacional e busca feito histórico no jiu jitsu

Foto: Reprodução

Sílvio Romero Alves Machado Júnior tem apenas 11 anos e no próximo final de semana vai disputar o Brasileiro de Jiu Jitsu Kids CBJJ 2022. A competição será realizada na cidade paulista de Barueri, nos dias 14 e 15, e é considerada uma das 3 mais importante do mundo na modalidade. Caso seja vencedor, Silvinho será o primeiro Potiguar Campeão Brasileiro Kids da história.

“Esse brasileiro é visto no meio do jiu jitsu como uma das competições mais difíceis do mundo, tal o alto nível dos atletas. Existem muitos lutadores excelentes em outros países, mas no Brasil estão os melhores. Para se ter uma ideia, muitos consideram até mais difícil ganhar esse brasileiro que ganhar o mundial. Nosso país é um grande celeiro de campeões e por isso esse título ganha tanta projeção e importância”, afirma Sílvio Romero, pai do lutador.

Silvinho é novo no jiu jitsu. Começou apenas em setembro de 2019 e apesar do pouquíssimo tempo na modalidade, vem construindo uma trajetória meteórica. Em cerca 2 anos e meio no esporte ele já acumula títulos e desempenhos que provam os motivos de sonhar alto.

Ele é o atual Campeão do RN de Jiu Jitsu e de Judô, Campeão do Grand Slam Nordeste de Jiu Jitsu 2022, Tricampeão do Circuito Khan Fight KIDS de lutas casadas (o maior campeonato de lutas casadas kids do Brasil) e 3° lugar no mundial de Jiu Jitsu kids em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. Vale ressaltar que essa última ele disputou ainda aos 10 anos, enquanto os adversários tinham 11 anos. Detalhe que aparenta ser pequeno, mas faz diferença significativa principalmente na questão do peso.

“Existe uma perspectiva muito boa em torno de Silvinho não só nesse Brasileiro Kids como no que ainda vem pela frente e isso não coisa de pai, se justifica pelo currículo dele, pelo momento e pelo histórico de títulos que vem ganhando. Não falamos em favoritismo, mas de uma forma realista sabemos que ele está hoje entre os principais nomes da categoria no Brasil e no mundo”, reforça Sílvio.

Além do Brasileiro neste mês de maio, Silvinho já está classificado e tem presença confirmada nos 2 campeonatos mundiais de 2022. O Pan Kids IBJJF Jiu-Jitsu 2022, que será disputado em julho, nos Estados Unidos, e o Mundial de Jiu Jitsu de Abu Dabi, nos Emirados Árabes, em novembro.

Silvinho é lutador da equipe de Checkmat e é treinado pelo professor/Sensei Arthur Calixto, conhecido como o Mago Tutu Calixto.

“Silvinho se destaca pela sua condição e valências físicas. Assim que chegou para treinar comigo de imediato me espantou a força dele. O trabalho feito anteriormente foi de suma importância, pois ele fazia o básico muito bem. Logo notei algumas coisas que precisaríamos ajustar, como a mobilidade, principalmente de quadril e jogo de perna, então começamos um trabalho específico e também motor, onde aceleramos o tempo de resposta conectando corpo e mente (pensar e agir, defender e atacar). Sem dúvida é um prodígio pois é uma criança disciplinada e nitidamente gosta do que faz. Além disso, tem o suporte familiar e o total apoio da equipe, isso conta muito”, reforça o treinador.

Brasileiro de Jiu Jitsu Kids CBJJ 2022
Data: 14 e 15 de Maio de 2022
Local: Ginásio José Correia, Barueri, São Paulo.

Principais títulos:
Atual Campeão do RN de Jiu Jitsu e de Judô;
Campeão do Open Natal de Jiu Jitsu 2022;
Campeão do Grand Slam Nordeste de Jiu Jitsu 2022;
Campeão do Norte Nordeste de Jiu Jitsu 2022;
Campeão do Pro Open de Jiu Jitsu 2022;
Tri Campeão do Circuito Khan Fight KIDS de lutas casadas (O maior campeonato de lutas casadas kids do Brasil)
3° lugar no mundial de Jiu Jitsu kids em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

BG