Prefeito Álvaro Dias anuncia projeto de construção de Casa da Mulher Brasileira em Natal

0

Agosto é o mês dedicado ao fortalecimento das ações de combate e prevenção da violência contra a mulher. Nesta quinta-feira (12), o prefeito de Natal, Álvaro Dias, participou ao lado da vice-prefeita, Aíla Cortez, da primeira-dama, Amanda Dias, e da secretária municipal de Políticas Públicas, Andréa Ramalho, do evento promovido pela deputada federal Carla Dickson que marcou o lançamento da campanha “Agosto Lilás”, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves.

Na oportunidade, ele anunciou que o Município vai construir mais uma unidade da Casa da Mulher Brasileira para amparar e acolher as vítimas de violência doméstica. A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, também participou da iniciativa.
 
Álvaro Dias destacou a importância do Agosto Lilás e disse que toda a estrutura da gestão Municipal está voltada a combater e coibir a violência contra a mulher. Nesse contexto, o prefeito ressaltou o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul) e pela secretaria municipal de Defesa Social e Segurança Pública (Semdes). 
 
O prefeito lembrou do Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser (CREN) e da Casa Abrigo Clara Camarão.  A primeira oferece assistência psicossocial e jurídica para as mulheres vítimas de violência. Já a Casa Abrigo presta atendimento integral a mulheres em situação de risco de morte iminente, em razão da violência doméstica e familiar. É um serviço de caráter sigiloso e temporário, em que as usuárias e seus dependentes menores permanecem por um período determinado, até terem de novo condições de seguir suas vidas com mais segurança. 
 
Além disso, a Semul realiza campanhas constantes de conscientização e combate a violência contra a mulher. A última foi realizada em 1.500 condomínios habitacionais do Município. Foram afixados cartazes com mensagens informando aos moradores como devem proceder caso identifiquem casos de violência contra a mulher.
 
A Patrulha Maria da Penha é um dos principais programas voltados à proteção da mulher em Natal. O programa atende várias mulheres que são encaminhadas pela Justiça dentro do programa de medidas protetivas onde a Guarda age garantindo a segurança dessas vítimas de violência doméstica.
 
“Nesse trabalho integrado e coordenado conseguimos ficar 20 meses sem registrar feminicídios em Natal. Não vamos tolerar e iremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para proteger as mulheres de Natal. A sociedade não pode coadunar, aceitar incólume e não reagir a agressões, abusos e mortes de mulheres. A consciência coletiva é fundamental para combater essa mazela. A nossa gestão vai intensificar cada vez mais as políticas públicas na área para que as mulheres encontrem aqui um lugar seguro para desempenharem suas funções, trabalharem e formarem suas famílias”, disse o prefeito Álvaro Dias. 
 
Damares Alves parabenizou o prefeito Álvaro Dias pelo trabalho desempenhado e disse que as ações adotadas pela gestão municipal devem servir de exemplo para as demais unidades da federação. Ela confirmou que vai agilizar todos os trâmites para garantir a construção de mais uma Casa da Mulher Brasileira na capital potiguar.
 
“Estou muito feliz com essa minha visita a Natal. Conheci muitos exemplos positivos de ações de combate e enfrentamento à violência contra a mulher. Quero dizer que o Governo Federal fortaleceu e avançou muito na questão das políticas públicas de proteção às mulheres. Conosco, agressor de mulheres não se cria. Vamos levar essa mensagem até os rincões desse país, pois sabemos que massificar a informação é o melhor caminho para evitar mais agressões e mortes de mulheres”, declarou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui