Prefeitos associados à AMSO e CIS visitam o Ceará para conhecer Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Russas

Uma comitiva representando a Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental (AMSO) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) esteve nesta sexta-feira (17) no Ceará para ver de perto o funcionamento da policlínica e também o Consórcio Público de Saúde Microrregião de Russas – CPSMR.

Foto/Divulgação

A visita técnica contou com a presença do presidente da AMSO, Fernando Bezerra, que é prefeito de Acari; do presidente do CIS, Gilson Dantas, prefeito de Carnaúba dos Dantas; além dos prefeitos de Currais Novos, Odon Júnior; Cruzeta, Joaquim de Medeirinho e Dr. Tadeu de Caicó; vereadores, assessores e outras lideranças políticas. A caravana foi recebida pelo prefeito de Morada Nova, Wanderley Nogueira, que é presidente do Consórcio Público de Saúde Microrregião de Russas.

Gilson Dantas contou do funcionamento do Consórcio Público de Saúde Microrregião de Russas. “Fomos conhecer a experiência exitosa, que é diferente do nosso consórcio do Seridó. O Consórcio da região de Russas é interfederativo (Município e Governo do Estado) e oferece a população um serviço através de uma policlínica, onde tem especialidades e procedimentos de média e alta complexidade para a população”, contou.

O convite para a visita partiu da Secretaria Estadual de Saúde do RN, que também enviou uma comitiva com a presença da Secretária Adjunta, Maura Sobreira. “Estamos em processo de implantação aqui no nosso estado do Consórcio Interfederativo de Saúde. E essa visita técnica será de grande importância para aprofundarmos nosso conhecimento sobre a experiência para darmos seguimento ao nosso trabalho aqui”, comentou a Secretária Adjunta.

Consórcios Interfederativos

A formação de consórcios é uma das alternativas de cooperação federativa de apoio e de fortalecimento da gestão, para o desenvolvimento de ações conjuntas e de objetivos de interesse comum, para melhoria da eficiência da prestação dos serviços públicos.

Por meio dos consórcios podem ser realizadas parcerias, convênios, contratos e outros instrumentos similares, facilitando o financiamento e a gestão compartilhada dos serviços públicos de saúde numa perspectiva territorial. Dessa forma, torna-se possível organizar os serviços de forma integralizada e ampliada, com maior eficácia e eficiência.