Prefeitura de Caicó dialoga com Sindserv sobre reajuste do piso salarial

A Prefeitura Municipal de Caicó dialogou neste final de tarde de quarta-feira, 23, com o Sindicato dos Servidores em Educação de Caicó.

Estiveram presentes o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, além dos secretários de educação, Sérgio André, e das Finanças, Salmo Batista, além do assessor jurídico do gabinete, Dr. Thiago Cortez e o Procurador do Município, Dr. João Braz.

O vereador Veranilson Santos, esteve presente, além dos representantes do Sindicato dos Servidores na Educação, o Sindserv: Alberani Araújo ( secretário geral ); Rita de Cássia; Agnaldo Oliveira; Valme Alves ( presidente ) e o assessor jurídico Leandro Santos.

Na pauta: o reajuste de 33,24% concedido via portaria do governo federal, em 27 de janeiro do ano em curso, estabelecendo o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional, para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica. O piso da categoria para 2022 é de R$ 3.845,63 ( 40 horas ). O reajuste do piso está previsto em lei de 2008.

O secretário de educação de Caicó, Sérgio André, explanou aos representantes da categoria a situação educacional do município e Salmo Batista mostrou as planilhas com as despesas e receitas utilizadas na educação do município: “se fizermos um reajuste de 33,24% isso terá um impacto de cerca de 1 milhão e 200 mil reais na folha do município e isso vai comprometer o pagamento de todos os funcionários municipais”, explicou Salmo.

“Em Caicó, nenhum professor recebe abaixo do piso, com o reajuste. O que será proposto é um percentual de 15%, compatível com a realidade financeira do município, num reajuste transversal para toda categoria de professores”, afirmou o prefeito Dr. Tadeu.

“Nossa negociação é perene. Vamos construir juntos uma solução. Se o município de Caicó pudesse agora eu pagaria mais do que isso. Meu compromisso é com a educação, com os professores e com a população de Caicó”, reiterou o prefeito.

O Sindserv vai levar a proposta para assembléia da categoria.