Prefeitura de Parnamirim apresenta plano de segurança para o Carnaval 2024

A Prefeitura de Parnamirim apresentou, na manhã quinta-feira (1) como será o plano de segurança para o Carnaval 2024. A festa começou no último sábado (27), com uma grande prévia, arrastando 35 mil pessoas pela Avenida Márcio Marinho, ao som dos clássicos do Axé de Durval Lelys. A programação segue neste domingo (4) com a abertura oficial da festa com Xanddy Harmonia e Taty Girl.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem), será empregado um efetivo de mais de 500 agentes das diferentes forças de segurança, incluindo a PMRN, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Agentes de trânsito, Polícia Penal, Coordenadoria de Transporte, Conselho Tutelar, Polícia Civil, Secretaria de Meio Ambiente, na fiscalização sonora, além de segurança privada.

As equipes estarão espalhadas por todo o percurso, com guarnição no Hospital Márcio Marinho e base móvel em frente ao Hotel Village do Sol. O esquema contará ainda com uma Delegacia Móvel, em frente ao restaurante Comeu Morreu e uma fixa na Praça São Sebastião.

A segurança também contará com tecnologia de ponta. O Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação (GCTI) realizará o monitoramento eletrônico com mais de 20 câmeras espalhadas entre Pirangi e Pium. Os equipamentos estarão integradas com o COI (Centro de Operações Integradas) e contam com resolução em 4k. O objetivo é monitorar todas as vias de acesso, orla e percurso dos trios.

A estrutura também contará com duas torres de observação em frente ao restaurante Comeu Comeu e ao Hotel Village do Sol, além de um ponto de observação na Praça São Sebastião. Para garantir ainda mais segurança ao folião, serão distribuídas garrafas squeezes e copos plásticos.

Trânsito e Transporte

Durante os dias de folia, o transporte público municipal também contara com esquema especial. A Linha 6 interbairros será ampliada de 7 para 16 carros. A linha 5 contará, inicialmente, com 5 carros, seguindo a rota Pirangi, Rota do Sol, Maria Lacerda e Avenida Abel Cabral. O terminal dessas duas linhas funcionará ao lado do Supermercado Super Show de Pirangi. A frota intermunicipal também será ampliada em 75%, passando de 9 para 14 carros. Haverá também um ponto de táxi próximo à Praça São Sebastião.

Tanto na abertura oficial, neste domingo (4), quanto nos dias de folia, o trânsito na Avenida Márcio Marinho será fechado, a partir das 17h, com o fluxo sendo transferido para a Avenida São Sebastião, que funcionará em sentido duplo. Para facilitar o trânsito de veículos de moradores e prestadores de serviços, a prefeitura vai entregar adesivos de identificação com a mensagem “MORADOR” e “SERVIÇOS”.