Prefeitura de Serra Negra do Norte abri sindicância para apurar o sumiço de uma dose da vacina CoronaVac que foi destinada ao município

Foto: Divulgação

A prefeitura de Serra Negra do Norte, cidade do interior do Rio Grande do Norte a cerca de 250 quilômetros da capital Natal, abriu uma sindicância para apurar o sumiço de uma dose da vacina CoronaVac que foi destinada ao município.

A portaria com o tema foi publicada no Diário Oficial dos Municípios nesta quinta-feira (28).

Segundo o documento, a secretaria de saúde do município recebeu 60 doses do primeiro lote da vacina CoronaVac contra a Covid-19 e vacinou 46 profissionais de saúde. A portaria cita que, após isso, “restavam apenas 13 doses, ao invés de 14, que seria o número correto”.

Dose da CoronaVac sumiu — Foto: Caroline Giantomaso/ G1

O sumiço da dose aconteceu no Centro de Saúde Sueli Lucena de Araújo, a principal unidade de saúde do município. As 13 doses restantes foram para imunização de agentes da saúde.

Portaria foi publicada no Diário Oficial dos Municípios, da Femurn. — Foto: Reprodução

Três servidores municipais foram designados para apurar o caso. A sindicância terá prazo de até 60 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

A portaria considera ainda, em relação à gravidade do tema, que a pandemia causou “consequências nefastas” na cidade e que se trata de um “fato grave e importante, pois essa dose pode ajudar a salvar vidas, além do seu desaparecimento aparente poder acarretar eventuais consequências administrativas e judiciais”.

Segundo a prefeitura de Serra Negra do Norte, a sala em que as vacinas sumiram não tem câmeras, o que pode dificultar a investigação.

De acordo com o prefeito da cidade, Sérgio Fernandes, conhecido como Serginho (PSDB), caso seja constatada a participação de algum servidor no sumiço da dose da vacina, ele deverá ser exonerado.

De acordo com a plataforma RN+ Vacina, que monitora a situação das vacinas no estado, Serra Negra do Norte já vacinou 86 pessoas. Segundo a prefeitura, todos os servidores da saúde já foram imunizados.

G1/RN