Prefeitura inaugura centro de educação em parceria com a FIERN na Zona Norte

Local passa a contar com um ambiente de criação com acesso a ferramentas inovadoras. Foto: Alex Régis

A Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, no Bairro Potengi, Zona Norte de Natal, passou a contar com uma unidade da SESITEC, numa parceria da Prefeitura de Natal com a Federação da Indústria e do Comércio do RN. A inauguração foi realizada nesta terça-feira (22) e contou com a presença do prefeito Álvaro Dias. 

A unidade recebeu o nome de “Padre Tiago Theisen”, em homenagem ao sacerdote belga que atuou por mais de 50 anos em Natal. “Estou muito feliz por podermos proporcionar aos alunos, que são cerca de mil, a possibilidade de ampliar os conhecimentos, com tecnologia, robótica, leitura e cursos nessa parceria. E mais feliz ainda por podermos homenagear o padre Thiago, que dedicou a vida a ensinar os mais humildes”, comentou o prefeito Álvaro Dias.

Com a inauguração, o local passa a contar com um ambiente de criação com acesso a ferramentas inovadoras e conhecimentos em Ciências e Tecnologia, além de acervo literário com livros, dispondo também de materiais educativos, gibis, jornais, revistas, periódicos locais e de circulação nacional, DVDteca, CDteca e Gibiteca, laboratório de informática com computadores conectados à internet, espaço para leitura, contação de história, pesquisa e estudo. 

Toda essa estrutura está associada a ferramentas de acesso à informação e ao conhecimento, através da conexão, colaboração, criatividade, empreendedorismo, protagonismo e responsabilidade socioambiental. 

“Essa é a nossa unidade 43 em 41 municípios. Hoje estamos em 30% dos municípios potiguares e meu sonho é que um dia estejamos em todos. Agradeço a sensibilidade do prefeito Álvaro Dias que nos cedeu o terreno e que fará a gestão, enquanto nós, que construímos e equipamos e ficaremos responsáveis pela supervisão e por ceder as bases para cerca de 50 cursos”, explicou Amaro Sales, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – FIERN.

A educadora Luiza Brás, que trabalhou com o Padre Thiago por 50 anos, até o falecimento do religioso, fez uma longa explanação sobre a vida do ex-pároco local, agradeceu a homenagem e disse que ficou feliz ao saber que a Prefeitura de Natal está construindo uma escola pública que levará o nome dele.

A Escola Municipal de Tempo Integral Padre Tiago Theisen está sendo construída na comunidade Alto da Torre, no bairro da Redinha, Zona Norte, numa área de aproximadamente 13 mil metros quadrados. O investimento é de R$ 6 milhões e os recursos para a obra são do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e da própria Prefeitura de Natal.

A escola terá um modelo diferenciado de ensino público e pretende ser a primeira instituição com estrutura auto-sustentável do Município, além de se transformar na maior, em estrutura, da rede pública de Natal. 

“Vamos construir a maior escola em tempo integral do Nordeste, com a maior biblioteca pública da região”, destacou o Prefeito. “Será uma outra homenagem mais que merecida ao padre Thiago”, concluiu.