Presidente da Câmara destaca luta para ampliação de Hospital no litoral de Parnamirim

Presidente da Câmara destaca luta para ampliação de Hospital no litoral de Parnamirim/RN. - Foto/divulgação

Esta semana, o presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, vereador Irani Guedes destacou durante sessão por videoconferência o empenho para a manutenção e ampliação da estrutura do Hospital Dep. Márcio Marinho, em Pirangi do Norte, no litoral do munícipio.

De acordo com Irani, em meados de 2018, havia uma sugestão do Ministério Público para que o Hospital deixasse de ser um Pronto Socorro e transformasse numa unidade do Programa de Saúde da Família(PSF), limitando os atendimentos aos pacientes nos turnos da manhã e tarde, apenas.

“Se a sugestão fosse acatada, o Hospital iria fechar suas portas às noites e aos finais de semana para os pacientes de todo o litoral de Parnamirim. E na saúde não pode ser fechar portas e, sim, abri-las. Então, nos reunimos com o Ministério Público e com a Prefeitura para encontrarmos uma solução que foi uma reforma da sua estrutura, possibilitando a ampliação de leitos e, consequentemente, os atendimentos aos moradores de Pium, Cotovelo e Pirangi do Norte”, disse Irani.

Hospital recebeu 31 novos leitos

No início deste mês, a prefeitura de Parnamirim inaugurou a nova estrutura do Hospital Márcio Marinho, em Pirangi do Norte. O espaço, que vinha funcionando com 10 leitos clínicos, agora possui 31. O hospital servirá para dar uma maior retaguarda à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e terá portas abertas para urgência e emergência.  

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde(Sesad), cerca de 80 profissionais entre médicos, enfermeiros, bioquímicos, técnicos e administrativos estão à disposição na nova estrutura, em que foi criada nova área com os equipamentos e, ainda, foi construído um novo bloco. Além disso, o hospital vai contar também com exames laboratoriais e de imagem.