Putin enviará um ‘alerta apocalíptico’ ao Ocidente durante evento do Dia da Vitória, diz agência

Um militar ucraniano caminha em meio a tanques russos destruídos em Bucha, nos arredores de Kiev, Ucrânia — Foto: Felipe Dana/AP Photo

O presidente Vladimir Putin enviará um “alerta apocalíptico” ao Ocidente quando liderar as comemorações na segunda-feira (9) marcando o 77º aniversário da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista, brandindo o vasto poder de fogo da Rússia enquanto suas forças lutam na Ucrânia.

Coluna de carros com mísseis em ensaio para Dia da Vitória em Moscou, em 4 de maio de 2022 — Foto: Kirill Kudryavtsev / AFP

Desafiador diante do profundo isolamento ocidental desde que ordenou a invasão do vizinho russo, Putin falará na Praça Vermelha diante de um desfile de tropas, tanques, foguetes e mísseis balísticos intercontinentais, segundo apurou a agência Reuters.

Um sobrevoo sobre a Catedral de São Basílio incluirá caças supersônicos, bombardeiros estratégicos Tu-160 e, pela primeira vez desde 2010, o avião de comando Il-80 “apocalipse”, que levaria o alto escalão da Rússia no caso de uma guerra nuclear , disse o Ministério da Defesa.

Nesse cenário, o Il-80 foi projetado para se tornar o centro de comando móvel do presidente russo. Está repleto de tecnologia, mas detalhes específicos são segredos de estado russos.

O líder do Kremlin, de 69 anos, comparou repetidamente a guerra na Ucrânia ao desafio que a União Soviética enfrentou quando os nazistas de Adolf Hitler invadiram em 1941.

Putin descreve a guerra na Ucrânia como uma batalha para proteger os falantes de russo da perseguição pelos nazistas e para se proteger contra o que ele chama de ameaça dos EUA à Rússia representada pela ampliação da OTAN.

Ucrânia e o Ocidente descartam a alegação de fascismo como um absurdo e dizem que Putin está travando uma guerra de agressão não provocada.

A União Soviética perdeu 27 milhões de pessoas na Segunda Guerra Mundial, mais do que qualquer outro país, e Putin criticou nos últimos anos o que Moscou vê como tentativas do Ocidente de revisitar a história da guerra para menosprezar a vitória soviética.

Ao lado da derrota do imperador francês Napoleão Bonaparte em 1812, a derrota da Alemanha nazista é o triunfo militar mais reverenciado dos russos, embora ambas as invasões catastróficas do oeste tenham deixado a Rússia profundamente sensível sobre suas fronteiras.

Sombra da Ucrânia

A guerra na Ucrânia lançará uma longa sombra sobre este Dia da Vitória.

A invasão da Rússia matou milhares de pessoas e desalojou quase 10 milhões. Também deixou a Rússia nas garras de duras sanções ocidentais e levantou temores de um confronto mais amplo entre a Rússia e os Estados Unidos – de longe as maiores potências nucleares do mundo.

Além de 11.000 soldados marchando pela Praça Vermelha juntos, o Ministério da Defesa disse que serão 131 peças de equipamento militar que apresentarão um grande espetáculo.

O conflito na Ucrânia expôs fraquezas nas forças armadas da Rússia, apesar da tentativa de Putin em suas duas décadas no poder de deter o conflito.

Ao Kremlin foi negada uma vitória rápida e a economia russa – duramente pressionada por sanções – enfrenta a pior contração desde os anos que se seguiram à queda da União Soviética.

Há menos de duas décadas, o presidente dos EUA, George W. Bush, juntou-se a Putin para as comemorações de 9 de maio em Moscou. Este ano nenhum líder ocidental foi convidado, disse o Kremlin.

Os Estados Unidos e seus aliados aumentaram o fornecimento de armas para a Ucrânia e Putin recebeu pedidos de alguns militares russos para liberar maior poder de fogo na Ucrânia, disseram à Reuters duas fontes próximas às forças armadas. Moscou disse ao Ocidente que seus suprimentos de armas são alvos legítimos.

No ano passado, Putin criticou o excepcionalismo ocidental e o que ele disse ser a ascensão do neonazismo e da russofobia – tendências às quais ele voltou várias vezes ao abordar na questão da Ucrânia.

G1