Relatório aponta praias da Grande Natal próprias para banho, mas mantém recomendação para evitar locais com manchas


Programa Azul monitora 33 praias da região metropolitana. Análise é feita com referência na quantidade de coliformes fecais. Óleo tem atingido litoral do RN
Reprodução
As praias da Grande Natal estão próprias para banho neste fim de semana, segundo o boletim de balneabilidade feito pelo Programa Azul divulgado na sexta-feira (1º). O programa monitora 33 locais de banho, entre praias, balneários, rios e lagoas localizadas em Natal e na região Metropolitana, tendo como referência a quantidade de coliformes fecais encontrados na água.
Por isso, apesar da análise apontar a propriedade da água, o Programa Azul recomenda que os banhistas evitem locais que tiverem com manchas de óleo no mar ou mesmo na areia da praia – fato que tem sido recorrente no litoral do RN desde o fim de agosto.
O relatório tem validade até a próxima quinta-feira (7). O boletim da balneabilidade inclui praias de Natal, Extremoz, Parnamirim e Nísia Floresta.
Essa classificação da propriedade do banho da praia leva em conta a quantidade de coliformes fecais encontrada nas águas. A análise é baseada em uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
O boletim Programa Azul é feito em parceria pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern).