RN recebe até sábado (15) vacinas CoronaVac suficientes para concluir vacinação de quem já tomou a 1ª dose, diz governadora

Lote de vacinas Coronavac chega ao Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (14). — Foto: Elisa Elsie/Governo do RN/Divulgação

Após a chegada de 33.800 doses da vacina CoronaVac nesta quinta-feira (13), o Rio Grande do Norte recebeu um novo lote com 16.600 doses do imunizante na manhã desta sexta-feira (14) e aguarda uma remessa de 36.200 doses enviadas pelo Ministério da Saúde no sábado (15).

Segundo a governadora Fátima Bezerra (PT) as doses serão suficientes para completar o esquema vacinal de potiguares que estavam com a segunda dose da vacina atrasada. A informação também foi confirmada ao G1 pela Secretaria Estadual de Saúde.

estado havia solicitado mais de 87 mil doses ao Ministério da Saúde, por causa da falta de imunizante suficiente para concluir a imunização de quem já tinha tomado a primeira dose. Pelo menos 127 municípios potiguares relataram falta dessa vacina, para aplicação da segunda dose, à Secretaria Estadual de Saúde.

Natal foi a primeira cidade do estado a registrar falta da vacina, em 12 de abril, quando precisou suspender a imunização com a segunda dose pela primeira vez.

Na última terça-feira (11), a Justiça Federal do Rio Grande do Norte determinou que a União enviasse a vacina em quantidade suficiente para concluir a vacinação de quem já tinha tomado a primeira dose.

“Com a chegada dessas doses conseguiremos regularizar o esquema vacinal de todos os potiguares com a D2 atrasada. Fica aqui o meu apelo às prefeituras para que dediquem toda a sua celeridade na aplicação das doses”, afirmou a governadora Fátima Bezerra (PT) em publicação nas redes sociais.

A chegada do lote desta sexta-feira (14) e a perspectiva de uma nova remessa no sábado foram informadas pela governadora. De acordo com o governo, o estado recebeu 15.600 doses no sábado (8), mais 33.800 nesta quinta (13) e outras 16.600 na sexta, o que já soma mais de 66 mil doses.

Com a chegada da nova remessa prevista, de 36.298 doses de CoronaVac, serão mais de 102 mil vacinas.

G1/RN