RN registra em abril o melhor desempenho no setor de serviços do país

RN registra em abril o melhor desempenho no setor de serviços do país — Foto: Elza Fiúza/Arquivo Agência Brasil

O Rio Grande do Norte registrou em abril uma alta de 7,9% no volume de serviços e teve o melhor desempenho do país, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE. Os dados do levantamento apontam que o RN teve aproximadamente 40 vezes a média nacional (0,2%) e que atingiu o maior valor desde 2011.

Segundo o IBGE, mais da metade dos estados teve valor negativo no índice que mede o volume de serviços, sendo cinco da região Nordeste.

Além do RN, só outros três estados conseguiram desempenho positivo no Nordeste: Ceará (2,4%), Alagoas (0,9%) e Maranhão (0,9%).

Apesar do melhor resultado no volume de serviços, o RN teve índice de variação de receita de 3,7%. O crescimento colocou o estado potiguar entre os primeiros colocados, atrás de Amapá (11,7%) e Mato Grosso Sul (5,5%).

Terceiro mês seguido de alta no comércio

O Rio Grande do Norte teve em abril um aumento de 4% no volume de vendas do comércio varejista, atingindo o melhor desempenho desde agosto de 2020, quando o estado registrou crescimento de 6,9%. A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, também apontou uma tendência de aumento pelo terceiro mês consecutivo.

O resultado obtido pelo RN só ficou abaixo do Amazonas (4,4%). No Nordeste, apenas outros dois estados conseguiram superar a média nacional (0,9%): Alagoas (3,8%) e Ceará (3,1%). Pernambuco registrou a maior queda no índice de volume do país (-7,7%).

Em relação a abril de 2021, o RN teve um aumento de 8,2%, mas a variação acumulada em 12 meses foi negativa em 1,5%.

O estado potiguar também apresentou um incremento na receita de vendas de 5%, ficando na companhia de Alagoas (5,1%), Acre (4,3%) e Piauí (4,1%) como as maiores variações na comparação com o último mês.

G1RN