Rússia disse que é ilegal a exportação dos EUA de helicópteros Mi-17 afegãos para a Ucrânia

O Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia (FSVTS) chamou a exportação dos EUA de helicópteros Mi-17V-5 fabricados na Rússia – originalmente destinados ao Afeganistão – para a Ucrânia como “ilegal”.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, anunciou recentemente outro pacote de assistência militar à Ucrânia, sob o qual Kiev receberá 11 helicópteros Mi-17.

Em 27 de abril, o FSMTC protestou contra “qualquer transferência ilegal para a Ucrânia ou outros países de armas e equipamentos militares de produção russa (soviética), incluindo helicópteros fornecidos pela JSC Rosoboronexport sob um grande contrato com o Pentágono concluído em 2011”.

A Rússia diz que esta exportação viola suas restrições de uso final. “Este contrato e os certificados de usuário final relevantes estipulam que este equipamento de helicóptero se destina à transferência pelo lado americano para as forças armadas do Afeganistão e não está sujeito a reexportação ou transferência para qualquer país terceiro, com exceção da República Islâmica do Afeganistão, sem o consentimento da Federação Russa”.

A decisão voluntária dos EUA de fornecer os helicópteros “afegãos” mencionados acima para a Ucrânia viola grosseiramente os fundamentos do direito internacional e as disposições dos documentos contratuais russo-americanos, disse o órgão executivo federal russo.

Cavok