Rússia prepara batalha que pode encerrar guerra na Ucrânia

0

A Rússia fechou o cerco aos últimos defensores da cidade portuária de Mariupol e está reforçando posições em torno do leste do país, movimentos que visam a preparar a batalha que poderá levar a guerra na Ucrânia a uma conclusão —favorável ou não ao Kremlin.

Situada na costa sudeste do país, Mariupol é a peça que falta para o estabelecimento de um controle terrestre russo de uma faixa que liga o Donbass (o leste russófono) à Crimeia, península histórica da Rússia que foi anexada da Ucrânia em 2014.

Não é um dado aferível a essa altura, como praticamente tudo o que acontece dos dois lados deste conflito, embebido em exageros e fake news. Segundo a imprensa russa, as instalações do porto de Mariupol foram tomadas, encurralando os últimos resistentes. No seu pronunciamento noturno, Zelenski disse que os russos poderiam usar armas químicas na cidade.

A eventual queda de Mariupol completaria o cenário ao sul para a batalha do Donbass, já anunciada por Moscou como seu objetivo nessa fase da guerra. Para tanto, há reforços de tropas relatados em toda a região já ocupada por separatistas nas autoproclamadas repúblicas de Lugansk e Donetsk e ao norte de Kharkiv, segunda maior cidade ucraniana, já sob ataque desde o começo da guerra.

Folha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui