Saiba quem é o traficante brasileiro extraditado do Paraguai para os EUA

Kassem Mohamad Hijazi é extraditado do Paraguai para os EUA Divulgação/Senad-Paraguai

Acusado de lavar milhares de dólares oriundos de atividades ilícitas, entre elas o tráfico internacional de drogas, Kassem Mohamad Hijazi, de 49 anos, foi extraditado do Paraguai para os Estados Unidos na última sexta-feira. O brasileiro havia sido preso em 24 de agosto do ano passado pelo promotor Marcelo Pecci, que acabou assassinado em sua lua de mel, na Colômbia, meses depois. Ele também é apontado como integrante do Hezbollah.

Nesta segunda-feira, Hijazi se apresentou perante um juiz americano em Nova York. Na ocasião, foi acusado formalmente por lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas.

De acordo com a denúncia, Hijazi pegava recursos provenientes do crime organizado e realizava transações comerciais fraudulentas, por meio do sistema financeiro nacional e internacional. Seu objetivo era lavar o dinheiro obtido através de atividades ilícitas.

Para enviar os valores, Hijazi driblava controles financeiros internacionais, inclusive dos EUA, para dar legitimidade à origem ilícita dos recursos.

Segundo o jornal paraguaio La Nación, o brasileiro usava uma série de empresas de fachada para movimentar os lucros do crime organizado pelo mundo. Os valores circulavam em uma rede internacional que passava por países da América do Sul, Europa, China, Oriente Médio e EUA.

Prisão por promotor assassinado

Kassem Hijazi conversa com promotor Marcelo Pecci, cercado por policiais, no dia de sua prisão — Foto: Divulgação/Senad-Paraguai
Kassem Hijazi conversa com promotor Marcelo Pecci, cercado por policiais, no dia de sua prisão — Foto: Divulgação/Senad-Paraguai

O Globo