Sargento Gonçalves afirma que também vai protocolar representação contra Defensor Público

Foto: Assessoria

O deputado federal Sargento Gonçalves (PL), assim como seu colega de partido, General Girão, afirmou que vai protocolar representação contra o Defensor Público do RN, Serjano Valle, por declarações misóginas contra mulheres que votaram em Jair Bolsonaro. O parlamentar repudiou o áudio do defensor, e afirmou que seu sentimento é de espanto, indignação e repugnância.

“é inaceitável utilização de linguagem ofensiva, difamatória e degradante a imagem de qualquer ser humano, principalmente contra uma mulher ou grupo de mulheres, pois em minha formação como homem fui ensinado que a mulher deve amada e respeitada independentemente de raça, religião ou ideologia política. nossa equipe jurídica está elaborando as representações aos órgãos competentes para que apurem a conduta do Defensor Público Serjano Valle, para que medidas sejam tomadas independentemente de posições ideológicas”, disse o deputado por meio de nota.

Confira a nota na íntegra:

Venho por meio desta, repudiar veementemente as declarações proferidas pelo Defensor Público do Rio Grande do Norte Serjano Valle.

Na condição de marido, pai de 03 (três) filhas e filho de uma mulher maravilhosa, não poderia me furtar em externar nessas palavras meu sentimento de espanto, indignação, e repugnância as palavras proferidas pelo cidadão supracitado.

Espanto, por se tratar de palavras verbalizadas por um cidadão que aparentemente detém em seu currículo uma formação jurídica e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sendo ainda servidor público da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte.

Indignação, por um comportamento que é inaceitável, que não poderia ser admitido nem por um cidadão com menos instrução, quanto mais por um que componha instituições que são essenciais para a Justica, no caso OAB e Defensoria Pública.

Repugnância, uma vez que minha formação como cidadão sempre foi pautada na ética, respeito, cordialidade, profissionalismo e amor ao próximo, em razão disso me embrulha o estomago tal tipo de declaração, me causando um intenso desconforto principalmente por ser uma fala direcionada as mulheres.

Feita essas considerações, reforço que é inaceitável utilização de linguagem ofensiva, difamatória e degradante a imagem de qualquer ser humano, principalmente contra uma mulher ou grupo de mulheres, pois em minha formação como homem fui ensinado que a mulher deve amada e respeitada independentemente de raça, religião ou ideologia política.

Sou um ferrenho defensor da liberdade de expressão, um direito fundamental que deve ser respeitado porém essa liberdade caminha ao lado da responsabilidade de respeitar a integridade moral de terceiros, independentemente de qualquer pensamento político ideológico.

O uso responsável dessa liberdade é essencial e salutar para nossa democracia, porém as palavras proferidas pelo Sr. Defensor Público do Rio Grande do Norte Serjano Valle, extrapolam a liberdade e desaguam em um discurso de ódio, que com uma clareza solar induz a violência sexual contra mulheres.

Informo que meu mandato se solidariza com todas as mulheres do Brasil, com o Movimento de
Mulheres Conservadoras do RN (@desempoderarn ) e com a Comissão da Mulher Advogada da OAB/RN, repudiando também as agressões verbais e palavras de baixo calão do defensor público Serjano Valle, nas quais são tão agressivas que não valem a pena serem citadas.

O incentivo de violência partindo de um Defensor Público que deveria zelar pela integridade física das mulheres, independente de posições ideológicas, são mulheres, promover a violência sexual é inaceitável em qualquer circunstância, e as palavras têm um poder imenso para incitar comportamentos agressivos e que vão contra a dignidade da mulher.

Por fim, declaro que nossa equipe jurídica está elaborando as representações aos órgãos competentes para que apurem a conduta do Defensor Público Serjano Valle, para que medidas sejam tomadas independentemente de posições ideológicas.

Blog Ismael Sousa