Seca: Câmara recebe Decreto da Prefeitura de Caicó informando Situação de emergência

A Câmara de Vereadores recebeu da Prefeitura de Caicó o Decreto nº 872 (de 12 de maio de 2021), assinado pelo prefeito Judas Alves Tadeu, declarando estado de emergência pela seca. O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do COMPDEC – Comissão Municipal de Proteção da Defesa Civil, nas ações de resposta a Situação de Emergência.

Além dos problemas econômicos criados pela estiagem, a falta de chuva também afeta o abastecimento da população. Para tanto, a Prefeitura considerou que a EMPARN – Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, concluiu que as chuvas caídas no ano de 2021, não foram suficientes para elevar os reservatórios da região, enquadrando-se ainda em um período de estiagem prolongada, avançando o grau de seca moderada para grave.

O decreto leva ainda em consideração um laudo da Secretaria Municipal de Assistência Social, que verificou que há um número grande de famílias cadastradas em programas sociais, especialmente no Cadastro Único, as quais são abastecidas por poços, nascentes, cisternas e outras formas, incluindo a Operação Carro Pipa executada pelo Exército Brasileiro, sendo este o principal recurso para beneficiar as famílias que residem na zona rural do município, no que tange ao fornecimento de água potável. É a partir desses dados que se faz necessário a continuidade da operação, ainda mais, inserida no atual contexto da Pandemia da COVID-19.