Secretaria de Agricultura de São Fernando (RN) recebe Oficina de Multiplicação da Palma Forrageira; entenda o projeto

As atividades de campo foram realizadas na Comunidade Boa Vista no município de São Fernando (RN) - Fotos: Elder Lira

O Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realizou uma Oficina de Multiplicação de palma em São Fernando (RN) como parte do projeto “Segurança Forrageira e Produção Madeireira em Bases Agroecológicas no Semiárido Brasileiro”.

As atividades foram conduzidas pelos pesquisadores bolsistas Elder Lira e Jaqueline Oliveira, da Área de Produção Vegetal e o grupo foi recepcionado pela Secretária de Agricultura do município, Ana Santana. Foram realizadas, com produtores da Comunidade Boa Vista, práticas de plantio de palma e de outras espécies forrageiras, além de troca de informações sobre técnicas de plantio e manejo dessas espécies, além da importância da gestão e organização social das famílias.

Comunidade Boa Vista no município de São Fernando (RN) – Fotos: Elder Lira
Comunidade Boa Vista no município de São Fernando (RN) – Fotos: Elder Lira

ENTENDA O PROJETO

O evento faz parte do projeto “Segurança Forrageira e Produção Madeireira em Bases Agroecológicas no Semiárido Brasileiro”, que estuda o cultivo da palma consorciada com espécies madeireiras, leguminosas e forrageiras utilizando água residuária tratada, em duas Unidades de Pesquisa e Multiplicação nos municípios de Frei Martinho (PB) e São Fernando (RN). Integrado também às Áreas de Produção Animal e Recursos Hídricos do INSA/MCTI, o projeto é financiado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) e com as prefeituras dos municípios. A Pesquisadora responsáve é Jucilene Araújo.