Segurança pública é destaque na mensagem anual da governadora Fátima Bezerra à Assembleia Legislativa do RN

Foto: Governo do RN-Elisa Elsie

Durante leitura da mensagem anual à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, realizada na manhã desta terça-feira (02), a governadora Fátima Bezerra destacou os avanços e as ações de segurança pública como pontos positivos de sua gestão. Com a presença de deputados estaduais e a participação virtual de autoridades, a governadora ressaltou a integração entre as instituições de segurança, os investimentos aplicados e a realização de concursos públicos para a diminuição do déficit de pessoal.

Pautada pelos índices positivos na redução de criminalidade no estado, o discurso da governadora Fátima Bezerra citou a importância dos investimentos em inteligência, viaturas, armas, além de outros equipamentos, realizados sob coordenação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED). Fátima fez questão de ressaltar também a valorização ao trabalho dos servidores de segurança pública como um dos principais motivos para essa melhoria. Em somente dois anos de gestão, mais de seis mil agentes de segurança, entre bombeiros, policiais civis e militares foram promovidos, o que representa na prática um incremento salarial para os homens e às mulheres que servem ao povo do Rio Grande do Norte.

Foto: Governo do RN-Elisa Elsie

Fátima também utilizou a mensagem para reforçar o compromisso em expandir os efetivos das corporações de segurança. Ainda em 2020, novos 1.022 soldados foram incorporados à Polícia Militar, e em janeiro de 2021 foi iniciada uma nova turma para formação de mais 297 praças. O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que também vai reforçar o efetivo de oficiais combatentes e oficiais da saúde da Polícia Militar. Ainda este ano haverá concurso público para 132 para oficiais combatentes e 79 vagas para o quadro médico da PM.

A Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) também tiveram os seus concursos aprovados e receberão acréscimo de pessoal em seus efetivos. Foram abertas 301 vagas para agentes, escrivães e delegados da Polícia Civil. Mais de 60 mil pessoas se inscreveram para as provas, que acontecem ainda este ano. Em breve serão abertas as inscrições para o certame do ITEP, que dará preenchimento a 276 vagas para peritos criminais e cargos administrativos do instituto. O Corpo de Bombeiros Militar também será contemplado. Pouco mais de 300 novos bombeiros serão incorporados ao quadro.

Aliada das instituições de segurança, o sistema prisional está reestruturado com a criação da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária. O Governo do Rio Grande do Norte convocou 82 novos agentes e investiu em tecnologia, como a implantação do sistema bodyscan em todas as unidades prisionais, fundamental para a manutenção da dignidade aos familiares dos internos e aos policiais penais.

Entre todos os aspectos apresentados com destaque, a governadora Fátima Bezerra agradeceu de forma especial todos os gestores e servidores do sistema de segurança pública estadual, pelo comprometimento e a dedicação em servir o povo do Rio Grande do Norte.