SEMTAS – Programa Criança Feliz: Secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância visita Natal e elogia desempenho da Prefeitura do Natal

0

A prefeitura do Natal recebeu a visita da secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira, responsável pela formulação e implementação de políticas e programas intersetoriais para a promoção do desenvolvimento humano, em especial para primeira infância.

Foto: Divulgação

O Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz de Natal está atuando no território dos Centros de Referência da Assistência Social de Felipe Camarão, Mãe Luíza, Nossa Senhora da Apresentação, Nordelândia e Pajuçara, atendendo 1293 pessoas, especificamente, gestantes e crianças com idade entre zero e seis anos, dando prioridade aos usuários cadastrados no Cadastro único e beneficiários do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada – BPC.

“Vimos que o programa não parou durante a pandemia. Natal se reinventou para dar assistência às famílias no trabalho remoto. Vimos o quanto foi possível este atendimento às famílias, o olhar do visitador para a família, sugerindo atividades, a família dando retorno das atividades realizadas com as crianças, mostrando que Natal tem condições de executar a política com muita qualidade. Por ser norte-rio-grandense, isso me deixa muito feliz de ver o empenho da equipe, o trabalho que está sendo realizado, a preocupação da gestão do Prefeito Álvaro Dias com a Primeira Infância, em especial, com o programa Criança Feliz”, declara Luciana Siqueira, secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância.

Foto: Divulgação

“Temos interesse em aumentar nossas metas para atendermos aos demais Cras, pois Natal tem 12 unidades e temos ainda uma quantidade significativa de usuários que necessitam do atendimento do programa”, afirmou Adjuto Dias, secretário da Semtas.

O público-alvo do programa participa de ações educativas e é acompanhado a partir de visitas remotas, onde os visitadores realizam orientações sobre a promoção do desenvolvimento infantil integral, a partir de elementos simples e acessíveis às famílias. No município, já realizamos cerca de 10 mil visitas no período de maio de 2020 a fevereiro de 2021.

Nos locais de atuação do programa, a parceria local com as políticas públicas vem acontecendo com bastante relevância com a saúde e a educação. Nas unidades básicas de saúde e nos centros de educação infantil do município. Tudo isso, sendo também reforçado com o comitê gestor, a fim de dar resolutividade as demandas que não são de responsabilidade da assistência social.

A equipe vem também realizando um trabalho na Unidade de Acolhimento I, da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), que acolhe crianças que tiveram seus direitos violados e necessitam da proteção do Estado. “Lá estamos treinando os cuidadores para trabalharem questões relevantes a primeira infância e o desenvolvimento infantil”, relata Danielly Rodrigues, Coordenadora Municipal do Programa Primeira Infância do Suas/Criança Feliz.

Representando o prefeito Álvaro Dias, o secretário de governo Joham Xavier explicou que a gestão do prefeito Álvaro Dias aderiu ao programa em 2019, preocupado com a infância e a juventude. “Acreditamos que estamos no caminho certo ao contribuir com o futuro das crianças e dos jovens da nossa cidade, através de ações educativas preventivas. Agradecemos pela confiança e pelo apoio que a Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância vem nos dando”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui