Sistema CNT e FETRONOR promovem I Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir 2022

Foto: Arquivo Sistema CNT

Despoluir já realizou mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares e contribui para a melhoria da qualidade de vida e do ar, especialmente nos grandes centros urbanos

O I Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir 2022 – Nordeste foi idealizado pela Confederação Nacional do Transporte, promovido pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR e sediado no SEST SENAT de Natal/RN. Contará com a presença ilustre do Diretor Executivo da CNT Bruno Batista, Presidente da FETRONOR Eudo Laranjeiras, autoridades locais dos setores de trânsito, transporte e meio ambiente.

O Programa Despoluir é considerado o maior programa ambiental da iniciativa privada do Brasil. O encontro terá dois dias de programações e contará com a participação do Sistema CNT e das federações de transportes e cargas de toda a região, além de representantes dos setores do transporte e do meio ambiente. Será realizado nos dias 12 e 13 de maio, a partir das 9h, na sede do SEST SENAT, em Natal/RN.

O PROGRAMA

O Programa Ambiental do Transporte Despoluir tem como objetivo criar uma cultura de responsabilidade ambiental no setor transportador brasileiro e contribuir com os esforços mundiais visando à diminuição da emissão de Gases de Efeito Estufa, responsáveis pelo aquecimento global.

Criado em 2007, o Despoluir desenvolve estudos e serviços que buscam evitar os impactos na natureza advindos do setor. Com o Despoluir, empresas de transportes e cargas contam com as ações do programa, recebendo visitas gratuitas e periódicas para avaliação veicular e da qualidade do diesel em suas empresas. As ações são realizadas pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com o SEST SENAT e as federações afiliadas ao Programa de cada estado.

Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares, atendendo a mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de cuidado com o meio ambiente e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ar, especialmente nos grandes centros urbanos. Desta forma, o Programa atinge seu propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável no Brasil, gerando benefícios para o setor e a sociedade.

O Despoluir tem capilaridade nacional e conta com uma equipe de técnicos com amplo conhecimento e capacidade de orientar as empresas para uma correta gestão ambiental. O programa também produz materiais diversos, como, estudos, pesquisas, manuais, cartilhas e análises elaboradas especialmente para os transportadores.

Os ganhos são percebidos desde o aumento da eficiência energética dos veículos – implicando na redução de custos – até a melhoria das condições de saúde dos profissionais do setor. Soma-se aos resultados do Programa, a promoção da educação para o meio ambiente e a diminuição da emissão de poluentes, dando às empresas do setor um diferencial competitivo, por priorizar o compromisso com práticas sustentáveis.

Em 2019, o Despoluir foi reconhecido pelas Nações Unidas por ser um Grande Impulso da Sustentabilidade no país.