SpaceX começa montagem do primeiro protótipo do Falcon Super Heavy

SpaceX começou a montagem do primeiro protótipo do Falcon Super Heavy, foguete que será usado para lançar a espaçonave Starship ao espaço. Segundo o site Teslarati, oito seções ou “anéis” do BN3 (Booster Number 3, Propulsor Número 3) já foram empilhadas,  o que representa cerca de 20% de sua altura total de 122 metros. 

Entre as peças completas avistadas na base da SpaceX em Boca Chica, no Texas, estão a seção onde serão abrigados os 28 motores Raptor, junto com o sistema de distribuição de combustível para eles e dois dos “domos” que encimam os tanques de combustível. Tubos usados para transferência do combustível dos tanques para os motores também foram vistos.

A SpaceX chegou a finalizar o “empilhamento” das seções do primeiro protótipo do Falcon Super Heavy, o BN1, mas mudanças de última hora no design tornaram o protótipo irrelevante, e ele foi desmontado como sucata.

Embora algumas partes do segundo protótipo, BN2, tenham sido vistas, tudo indica que ele será transformado em um tanque de combustível para testes de certificação do sistema de propulsão.

O objetivo da SpaceX é usar o BN3 no teste do primeiro protótipo de uma Starship com capacidade orbital, atualmente conhecido como SN20. Recentemente a empresa pediu à FCC (Comissão Federal de Comunicação, órgão do governo dos EUA similar à nossa Anatel) a autorização necessária para se comunicar com o foguete e a espaçonave durante o teste.

Olhar Digital