Styvenson Valentim quer discussão aberta sobre modelo de candidatura avulsa

O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) propôs nesta quinta-feira (12) que o Senado discuta abertamente o modelo de candidatura avulsa, para que os cidadãos possam entrar na vida pública sem a necessidade de pertencer a um partido político. Ele mencionou estudo recente segundo o qual quatro em cada dez nações permitem que pessoas sem filiação partidária disputem, pelo menos, cadeiras legislativas em nível local, como Alemanha, Japão, Itália e Reino Unido. 

Styvenson criticou a proliferação de partidos políticos no país, lembrando que hoje há 76 processos de agremiações esperando sua formalização junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Ele também se referiu à liberação pelo TSE da coleta de assinaturas eletrônicas para a criação de partidos. 

— Nós, todos os brasileiros, todos os cidadãos, temos que ficar atentos às possibilidades de fraude, já que fraudavam assinaturas físicas, conforme a Polícia Federal. Durante uma investigação aqui, em 2013, no Distrito Federal, já tinha sido comprovada a existência de assinaturas até de pessoas falecidas — disse o senador.

Fonte: Agência Senado