Supermercado dos EUA testa entrega com drone

Imagem: Kroger/Divulgação

A rede norte-americana de supermercados Kroger iniciou um programa piloto de entrega por drone. Para realizar o delivery automatizado, o varejista se juntou à Drone Express, serviço de logística que usa os veículos aéreos autônomos, começando pelo estado de Ohio e depois seguindo para a Califórnia.

A Kroger promete entregar “qualquer coisa, a qualquer hora em qualquer lugar” com o novo serviço, desde produtos para bebês a medicações que não precisam de receita. Agora, a rede se junta à rival Walmart, que lançou o programa em 2020.

“O piloto de entrega por drone da Kroger é parte da evolução do nosso comércio eletrônico, que já tem coleta, entrega e envio e vendeu mais de US$ 10 milhões (R$ 54,4 milhões) em 2020″, disse a vice-presidente de experiência de produtos da companhia,Jody Kalmbach.

Ela ainda acrescentou que o programa reforça a importância da flexibilidade e do imediatismo dos consumidores. O início dos testes está marcado para a cidade de Centerville, uma cidade com cerca de 25 mil habitantes, no sudoeste do estado de Ohio.

Um trailer da Drone Express vai monitorar os testes no local. Imagem: Kroger/Divulgação

Essas compras entregues pelos drones terão até 5 libras, o equivalente a 2,26 quilos. O delivery será realizado por “drones certificados e aprovados pela Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês)”, de acordo com a página da Kroger Drone Delivery.

Além das entregas direto na casa do consumidor, os drones podem alcançar os compradores também em parques ou praias, por exemplo, usando a localização dos celulares. Ainda segundo a rede de supermercados, as entregas podem ser feitas dentro de 15 minutos.

Os testes, antes do piloto com os consumidores, começam ainda nesta semana, no Kroger Marketplace de Centerville. Os voos serão coordenados de um trailer da Drone Express no local. Também vai ocorrer monitoramento adicional fora de lá. O segundo programa piloto, na loja Ralphs, na Califórnia, começa no verão do hemisfério norte.

Via: The Verge