A solenidade de assinatura da ordem de serviço das obras do Projeto Hídrico Seridó, aconteceu na tarde desta segunda-feira (05), em Caicó (RN). O prefeito, Dr. Tadeu, recepcionou o Ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.
A obra será tocada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o canteiro já está sendo montado. O investimento inicial será de R$ 294 milhões. Nessa etapa, serão beneficiadas cerca de 165 mil pessoas em dez cidades do Seridó: Acari, Bodó, Caicó, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, Jucurutu, Lagoa Nova e São Vicente.
O Dr. Tadeu agradeceu dizendo: “Nós temos todos os predicados necessários para termos uma região desenvolvida. Nós temos um povo empreendedor, a melhor culinária, segmentos industriais, mas não tínhamos água suficiente, importante para o desenvolvimento humano. Agora, estamos com a barragem de Oiticica quase pronta, o senhor está terminando a recuperação da barragem Passagem das Traíras, construída pelo então governador Vivaldo Costa. O senhor está trazendo algo que é muito importante para a nossa região, que é a água”.
Estiveram presentes, os prefeitos: Genilson Maia (São Fernando), Ivanildinho Albuquerque (Timbaúba dos Batistas), Serginho (Serra Negra do Norte), Aníbal Pereira (São João do Sabugi), Amazan (Jardim do Seridó), Gilson Dantas (Carnaúba dos Dantas), Fernandinho (Acari), Joaquim de Medeirinho (Cruzeta), Jackson Dantas (São José do Seridó), Odon Jr. (Currais Novos), entre outros.
Em sua fala aos presentes, o Ministro do MDR, Daniel Ferreira, destacou as potencialidades da região Seridó. “O projeto Seridó, vai garantir 100% de abastecimento de água para consumo humano até 2070. Isso liberta o povo. Essa região tem muito potencial para irrigação, indústria cerâmica, minério, e tudo isso precisa de água. Agora, finalmente, isso sai do papel. Basta de falta de água”.
Ainda na primeira etapa do projeto, serão construídos os trechos 1, 2, 4 e 5 do eixo norte, que incluem 113 quilômetros de adutoras, uma estação de bombeamento, quatro estações elevatórias e uma estação de tratamento de água.