Trump vence a 1ª prévia republicana e prevê que definição será rápida

Foto: CHRISTIAN MONTERROSA/AFP

Em meio ao frio congelante, eleitores republicanos enfrentaram os termômetros negativos de Iowa nesta segunda-feira para escolher o representante do partido nas eleições presidenciais. O ex-presidente Donald Trump, que liderava com folga as pesquisas, venceu com 51% dos votos e, até o começo da madrugada no Brasil, em 98 dos 99 condados, segundo resultados oficiais, mostrando que seu poder de mobilização supera até condições climáticas extremas. Sua vitória foi considerada histórica por especialistas e colegas de partido.

Em declaração após o resultado ter sido confirmado, Trump cumprimentou os demais candidatos, afirmando que todos “são bons e capazes”, já de olho no apoio do governador da Flórida, Ron DeSantis, e da ex-embaixadora dos EUA nas Nações Unidas e ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, caso venha a se tornar oficialmente o candidato do partido à Presidência — o que será oficializado somente na Convenção Nacional do Partido Republicano, em julho.

A expectativa na campanha trumpista, no entanto, é que o candidato consiga a maioria dos delegados já no começo de março. Sobre a decisão das prévias, Trump assegurou:

— Não vai demorar muito.

O Globo