Ucrânia descobre e frustra plano de assassinato de Volodymyr Zelensky

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, principal alvo russo, tenta manter a soberania do país

O chefe do Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia, Oleksiy Danilov, anunciou nessa terça-feira (1º/3) que um plano para matar o presidente Volodymyr Zelensky foi descoberto e frustrado pelas forças ucranianas.

Danilov afirmou, em comunicado à imprensa local – posteriormente divulgado no Telegram pelo Centro de Comunicações Estratégicas e Segurança da Informação –, que uma tropa de elite da Chechênia seria responsável pelo assassinato de Zelensky.

“Estamos bem cientes da operação especial que deveria acontecer pelos Kadyrovites para eliminar nosso presidente”, disse, referindo-se a um grupo paramilitar de elite da Chechênia.https://d-30152411861909736024.ampproject.net/2202230359001/frame.html

O secretário ucraniano fez uma revelação que pode enfraquecer ainda mais a ofensiva contra a Ucrânia, comandada por Vladimir Putin, que já deu declarações dando a entender que o objetivo da operação iniciada na última terça-feira (22/2) seria tomar o poder no país.

“As autoridades ucranianas foram avisadas sobre a trama por membros do Serviço Federal de Segurança da Rússia que não apoiam a guerra”, sustentou Danilov. O comunicado afirma que o grupo que seria responsável pelo presidente da Ucrânia foi dividido em dois, tendo um sido eliminado em Gostomel e o outro estaria ainda “sob fogo”.

Metrópoles