Vacinação de crianças contra Covid: veja o que o RN já decidiu sobre o tema

Menino recebe dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em Roma, na Itália — Foto: Andrew Medichini/AP

A Secretaria de Estado e Saúde Pública do RN (Sesap), informou que aguarda a chegada de doses de imunizantes ainda no mês de janeiro para dar início de imediato a campanha de vacinação contra a Covid para crianças de 5 a 11 anos.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o primeiro lote de vacinas pediátricas deve chegar ao país no próximo dia 13. A distribuição aos estados começará a ser feita no dia seguinte, 14. Caso isso ocorra, o RN informou que vai iniciar já no dia 15 de janeiro a vacinação.

De acordo com o governo, a vacinação infantil ocorrerá:

  • em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas;
  • sem necessidade de autorização por escrito, desde que pai, mãe ou responsável acompanhe a criança no momento da vacinação;
  • com intervalo de oito semanas – um prazo maior que o previsto na bula, de três semanas.

De acordo com a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Kelly Lima, a expectativa é de uma ampla adesão do público nessa campanha, para auxiliar no combate a variante Ômicron, que já teve casos confirmados no RN.

Dúvidas sobre a vacinação das crianças

  • As crianças devem fazer cadastro no RN Mais Vacina?

De acordo com a Sesap, o cadastro deve ser feito pelos pais ou responsáveis através do RN Mais Vacina, da mesma forma que é feito com os adolescentes de 12 a 17 anos. Eles devem entrar no sistema e cadastrar as crianças como dependentes.

  • Quando deve ser iniciada a campanha de vacinação contra Covid em crianças de 5 a 11 anos?

A Sesap informou que aguarda a chegada das doses no dia 14 de janeiro, como previsto pelo Ministério da Saúde. Caso a previsão se mantenha, a secretaria espera vacinar a primeira criança, na região metropolitana, já no dia 15 de janeiro. Nesse mesmo dia, as doses devem começar a ser distribuídas nos demais municípios potiguares.

  • Quais documentos as crianças precisam apresentar no momento da vacinação?

No ato da vacinação os pais ou responsáveis devem apresentar a Caderneta de Vacinação da Criança, documento que reúne informações sobre os imunizantes de rotina, além de um documento que comprove que a criança está acompanhada de um responsável.

  • É necessário apresentar comprovante de residência dos pais ou responsáveis?

Não. A Sesap informou que não vai exigir comprovação de domicílio, assim como já está sendo feito com os públicos de outras faixas etárias.

G1RN