Veículos já podem voltar a circular na rota das dunas de Nísia Floresta

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – Idema retornou, nesta quinta-feira (27), a emissão dos tickets do Cadastro On-line, que autoriza aos proprietários de veículos circularem na rota das dunas de Nísia Floresta, município inserido na Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra.

O órgão ambiental disponibiliza o sistema de cadastro on-line para os proprietários de veículos que circulam nas dunas de Nísia Floresta. Ao todo, são 12,6 km de trilhas, e o percurso está em sua maior parte interligado. O cadastro é feito através do site do Idema (idema.rn.gov.br) ou diretamente no link: sistemas.idema.rn.gov.br/dunas.

Por meio do sistema, o usuário preenche um cadastro com informações básicas sobre o condutor e veículo, e receberá uma guia de autorização (ticket) para trafegar nas áreas previamente autorizadas pelo Idema, com prazo predeterminado. Sendo corretamente preenchido, o sistema gerará um ticket, que garantirá o direito de visitação.

Cadastro On-line

O Registro de Visita às trilhas do campo dunar de Nísia Floresta/Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra apresenta diversas observações que os usuários precisam estar atentos:

– O ticket é intransferível e válido somente para a data agendada;

– O ticket é válido somente para o veículo discriminado;

– O passeio poderá ser remarcado até o dia anterior à data agendada;

– Horário permitido: 5h às 20h;

– Ticket válido para o tráfego nas trilhas autorizadas;

– Para acessar as trilhas autorizadas, utilize as vias públicas (com exceção dos quadriciclos, que devem observar as regras previstas na Portaria nº 1087/2020-GADIR do Detran);

– É proibido trafegar em lagoas costeiras, rios e riachos;

– Não é permitido sair das trilhas autorizadas, evitando desestabilizar expressivas proporções de sedimentos das dunas;

– É proibido o lançamento de lixo no ambiente;

– É importante evitar a poluição sonora, especialmente nas proximidades de comunidades;

– A responsabilidade por quaisquer danos ambientais causados durante o passeio será do titular do ticket;

– Sugestões, dúvidas e denúncias, podem ser feitas através do 0800.281.1975 ou 84 3232-7004 (serviço Alô Idema);

– Lembrando que é preciso desabilitar o bloqueador de pop-up para poder visualizar o ticket.

APA Bonfim-Guaraíra

A Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra foi criada com o objetivo de proteger os ecossistemas de dunas, mata atlântica, manguezais, praias, rios e lagoas, além de espécies vegetais e animais presentes nos municípios de Tibau do Sul, Goianinha, Arês, Senador Georgino Avelino, Nísia Floresta e São José de Mipibu, no Litoral Oriental do Estado. Com uma área superior a 42 mil hectares, a APA Bonfim-Guaraíra configura-se como a maior Unidade Estadual de Conservação em área emersa do Estado, assegurando a preservação ambiental de uma extensa área de tabuleiros, dunas, dezenas de lagoas, bem como o importante Complexo Lagunar de Bonfim e Papeba-Guaraíras.