[Vídeo] Fátima condena atos antidemocráticos e manda 30 policiais militares do RN para Brasília

Foto: Divulgação/Governo do RN

Durante reunião na manhã desta segunda-feira (09) com as forças de segurança que atuam no Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra criticou os atos de terror promovidos nesse domingo (08), em Brasília. De acordo com a chefe do Executivo estadual, a ação deve ser considerada como antidemocrática, golpista e terrorista.

“Expresso a indignação diante do que aconteceu. O Brasil não merecia aquilo de maneira nenhuma. Foi uma das páginas mais infelizes da nossa história. A verdade é que o ato é antidemocrático, é golpista, é terrorista”, afirmou. 

“É golpista porque, infelizmente, parte daqueles que não querem respeitar a Constituição naquilo que a Constituição tem de mais sagrado, que é a soberania popular. O direito do povo de exercer o seu direito de escolher. É terrorista porque foi um verdadeiro terrorismo o que nós vimos lá. Vândalos, arruaceiros, depredando o patrimônio público, que é do povo do Brasil. Atingindo o coração da República, porque, afinal de contas, atingiu as instituições de maior representatividade e simbolismo institucional para o país, que é o Palácio do Planalto, que a sede do STF, que é o Senado e a Câmara”, acrescentou a governadora.

Fátima Bezerra ainda falou sobre as próximas ações do governo estadual e reforçou o apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reassumiu a presidência há nove dias. “Diante disso, nós, que temos compromisso com a defesa da democracia, temos que ter atitude. E a atitude que estamos tomando é de irrestrita solidariedade e apoio ao presidente Lula e aos chefes dos demais poderes nas medidas que eles anunciarem que já estão em curso para restabelecer a ordem a paz no nosso país”, declarou.

Foto: Rafael Araújo/TV Tropical

Na reunião, a governadora reforçou o que já havia comunicado nas redes sociais e anunciou o envio de cerca de 30 militares para o Distrito Federal. “Colocamos à disposição do governo federal as nossas forças de segurança, com o intuito de dar a nossa contribuição nesse momento de intervenção federal instalada no Distrito Federal. Até há pouco já são cerca de 14 estados, incluindo o RN, que estão se somando nesse multirão em defesa da democracia e enviando policiais para contribuir com o trabalho de restabelecimento da ordem e da paz. Aqui do RN, nós estamos enviando cerca de 30 homens, que se somarão a dezenas de outros homens que estão indo para Brasília enviados por vários estados”, disse.

Ainda no encontro, Fátima Bezerra confirmou uma reunião com o presidente Lula. O encontro contará com os governadores do país, além dos chefes dos demais poderes, em Brasília, na noite desta segunda-feira (09). “Decidimos ir a Brasília nesta segunda-feira, o que farei daqui a pouco. Às 18 horas, os governadores vão se encontrar com o presidente Lula, os chefes dos demais poderes, para expressar ao povo brasileiro o nosso sentimento, agora mais do que nunca, de união em defesa da democracia, de compromisso com a defesa da democracia. Esse é o perfil institucional do ato que vamos fazer em Brasília. 

“Os governadores dos 27 estados junto com o presidente e os demais poderes para levar essa mensagem ao povo brasileiro de compromisso com a defesa da democracia”, completou a governadora.

Portal da Tropical